SEM POLÍGRAFO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Luana Carvalho durante a entrevista ao Conversa com Bial; ela reclamou de censura da Globo
Luana Carvalho, filha da cantora Beth Carvalho, reclamou da edição de sua entrevista ao Conversa com Bial, que foi ao ar na madrugada desta sexta-feira (7). "Censura num programa tão importante, que se propõe a falar de uma artista cujo engajamento escancarado foi sempre notável, e nesse momento delicado de Brasil, não dá mais, Rede Globo", escreveu em seu Instagram.
De acordo com a emissora, o comentário foi feito quando a entrevista já teria sido finalizada e "não houve qualquer censura".
Segundo Luana, o trecho que não foi ao ar trazia uma menção à recente entrevista de Pedro Bial ao Manhattan Connection, da TV Cultura. "O [ex-presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva] já até disse que gostaria de fazer o programa comigo, mas aí tinha que ser ao vivo. Pode até ser ao vivo, mas aí teria que ter um polígrafo acompanhando todas as falas dele", disse o apresentador na ocasião.
A filha de Beth Carvalho ressaltou que aprovou a homenagem à mãe, mas ponderou: "Cortarem a parte em que digo que homenagem mesmo a ela seria ele [Bial] entrevistar o Lula, sem polígrafo, é censura e fere o legado político prioritário na carreira de Beth Carvalho".
Luana ainda revelou o que teria sido dito a ela pela produção do Conversa com Bial: "A justificativa de que a entrevista está 'em negociação e meu pedido poderia atrapalhar' não faz o menor sentido. Pelo contrário. Poderia, quem sabe, até ajudar. Estava muito feliz com a entrevista, mas fiquei bem triste com isso".
Em nota enviada ao Notícias da TV, a emissora afirma que a declaração foi dada quando a entrevista já havia chegado ao fim. "A resposta do apresentador foi de que existia não só a vontade, mas uma negociação em andamento para que a entrevista fosse realizada".
Ainda segundo a Globo, o material bruto teve duração de 62 minutos e passou por um processo de edição "natural". "Não houve qualquer censura à Luana Carvalho no programa exibido ontem. A menção ao posicionamento político da entrevistada, inclusive, foi exibido em outros momentos", conclui a nota.
Apesar da declaração dada recentemente, Pedro Bial já entrevistou Lula em ao menos duas ocasiões na Globo, ambas no Fantástico. A primeira foi em 17 de agosto de 2003, durante o primeiro ano de mandato do petista como presidente. A segunda foi ao ar em 1º de janeiro de 2006, e tratou sobre o escândalo do Mensalão.
Confira a íntegra do posicionamento da Globo abaixo e, em seguida, a postagem feita pela filha de Beth Carvalho:
"Durante o papo no Conversa com Bial, quando a entrevista já tinha terminado, Luana Carvalho manifestou o desejo de que Pedro Bial entrevistasse o presidente Lula. A resposta do apresentador foi de que existia não só a vontade, mas como uma negociação em andamento para que a entrevista fosse realizada. Após a entrevista, o programa teve o cuidado de entrar em contato com Luana para explicar que não iria incluir o trecho citado acima, pois não queria antecipar a informação sobre a negociação e, caso o convite fosse aceito, a comunicação para o público deveria feita pelo próprio programa.
A gravação da linda homenagem a Beth Carvalho durou exatamente 62 minutos e é natural que o material passe por um processo de edição para se adequar ao tempo de exibição. Não houve, porém, qualquer censura à Luana Carvalho no programa exibido ontem. A menção ao posicionamento político da entrevistada, inclusive, foi exibido em outros momentos, mais precisamente no minuto 9:50 da entrevista."
Ver essa foto no Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.