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AUMENTO DE PROPAGANDA

Em 2021, serviços de streaming abrem o bolso e gastam 151% a mais em publicidade

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Imagem de divulgação do serviço de streaming Netflix com algumas capas de séries da plataforma atrás do logo da marca

Imagem de divulgação do serviço de streaming Netflix: investimento pesado em propaganda

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 7/5/2021 - 12h49

Em 2021, serviços de streaming como Netflix, Prime Video e Paramount+ abriram o bolso e gastaram 151% a mais em publicidade no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são de um estudo da Kantar Ibope Media divulgado nesta sexta-feira (7).

De acordo com informações obtidas pelo Notícias da TV com o instituto, as plataformas de streaming também aumentaram as inserções de publicidade fora da internet: houve aumento de 53% neste ano em comparação a 2020.

Além da Amazon ter comprado a terceira cota de patrocínio do Power Couple, da Record, e ser uma das patrocinadoras oficiais do reality No Limite, da Globo, a Netflix está em negociações para estar entre os patrocinadores oficiais da transmissão da Olimpíada de Tokyo 2020 na Globo.

Segundo o estudo Inside Advertising, os negócios digitais cresceram significativamente nos últimos meses, impulsionados pela pandemia de Covid-19, que fez com que boa parte da população ficasse mais em casa e, consequentemente, consumisse mais produtos por e-commerce, delivery, fintechs, mídias sociais e vídeos sob demanda (em plataformas de streaming).

Os investimentos desse grupo específico em publicidade cresceram 37% nos primeiros três meses de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020, e as propagandas aumentaram 41%.

Ainda de acordo com o estudo, a publicidade movimentou R$11,2 bilhões no primeiro trimestre de 2021, o que representa uma queda de 1,2% no comparativo ao ano anterior, devido à diminuição do consumo de setores fortemente afetados pela crise sanitária mundial, como turismo e bebidas. Apesar da leve queda, é estimado que o setor se recupere até o fim do ano. 

"Ao analisar os dados do começo da pandemia, quando os investimentos entre abril e junho estiveram 20% abaixo do mesmo período de 2019, é possível notar uma estabilização das atividades publicitárias neste começo de 2021",
explicou Adriana Favaro, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar
Ibope Media.

Em 2020, o investimento em publicidade pelos serviços de streaming cresceu 251% no total, em comparação aos 12 meses de 2019. Saltaram de 217.654 inserções de conteúdo publicitário para 763.516. 


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