Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Faustão, São Silvestre noturna e Galvão já marcaram viradas do ano na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fausto Silva usa terno e está com microfone na mão; atrás aparecem bailarinas de collant amarelo

Fausto Silva comandou o Réveillon do Faustão na Globo entre as viradas de 1991 até 1996

THELL DE CASTRO

Publicado em 26/12/2021 - 6h15

Humoristas da TV Pirata (1988-1992), Fausto Silva e Galvão Bueno foram alguns dos nomes que já comandaram a virada de ano na Globo. Seja por meio de vinhetas gravadas ou participações ao vivo, a emissora sempre mobilizou suas equipes para a cobertura da chegada de um novo ano.

Na virada de 1979 para 1980, a Globo exibiu um clipe com narração de Dirceu Rabelo exaltando o final do Ano Internacional da Criança, mas ressaltando que o Brasil precisava continuar cuidando dos pequenos.

Em seguida, foi mostrada uma contagem regressiva e exibida a vinheta que iniciava as comemorações dos 15 anos da emissora, estrelada pela atriz Rosana Garcia, a Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo (1977-1986), que iria celebrar a mesma idade, e boa parte do elenco da Globo.

Desde 1982, a Globo exibia a Corrida de São Silvestre ao vivo perto da meia-noite. A tradicional prova, também mostrada pela TV Gazeta, foi transferida para o período da tarde a partir de 1989. Há alguns anos, ocorre na manhã de 31 de dezembro.

Além disso, as vinhetas previamente gravadas continuaram nos anos seguintes. No último momento de 1984, por exemplo, a Globo colocou no ar uma vinheta protagonizada pelo personagem Arakem, interpretado pelo ator Barrinhos Freire, que comandou a contagem regressiva.

Em 1988, após o grande sucesso da TV Pirata, a trupe do programa foi escolhida para dar as boas-vindas para 1989. Os principais personagens do humorístico foram mostrados aguardando o nascimento de uma criança na maternidade. No final, foi exibido um televisor que estampava a imagem do bebê, além de um clipe musical.

Uma das produções mais lembradas da história da Globo aconteceu na virada de 1989 para 1990. Comemorando 25 anos, a emissora reuniu todo o seu elenco na histórica vinheta "A Globo 90 é Nota 100", que ocupou os primeiros minutos do novo ano.

Réveillon do Faustão

Entre as viradas de 1991 para 1992 até 1996 para 1997, o Réveillon do Faustão ocupou a tela da Globo. O programa temático contava com a participação de diversos astros do elenco da emissora e dos grandes nomes da música na época. Logo após a contagem regressiva, o departamento de Jornalismo entrava mostrando a queima de fogos ao vivo.

A primeira edição do especial foi exibida em 31 de dezembro de 1991, com direito a uma seleção especial de videocassetadas marcantes daquele ano. Nos anos seguintes, o formato foi praticamente o mesmo, contando com a participação de nomes como Fátima Bernardes, Chico Anysio (1931-2012) e os humoristas do Casseta & Planeta (1992-2010).

Em 31 de dezembro de 1995, um domingo, os brasileiros tiveram uma "overdose" de Faustão, já que o Domingão (1989-2021) foi exibido à tarde, com apenas 45 minutos, e o especial foi ao ar no período noturno, com destaque para o grupo Mamonas Assassinas.

Já desgastado, o último Réveillon do Faustão foi exibido em 31 de dezembro de 1996. O cenário do programa retratava um transatlântico ancorado em um porto caribenho. Antes feito no Teatro Fênix, o especial teve sua primeira e única gravação no Projac (atual Estúdios Globo).

A partir de 1997, a Globo passou a exibir o Show da Virada, com números musicais antes e depois da queima de fogos, apresentada pelos jornalistas da emissora. No final de 1997, por exemplo, os repórteres Maurício Kubrusly, no Rio de Janeiro (RJ), e Márcio Canuto, em Porto Seguro (BA), deram a deixa para a contagem regressiva em uma tumultuada cobertura.

Uma virada de ano memorável ocorreu de 1999 para 2000. Galvão Bueno foi convocado pela emissora para fazer a contagem regressiva, narrando o fato como se fosse uma partida de futebol.

Prosseguindo com o Show da Virada, o especial na Globo também teve nomes como Renata Ceribelli, Zeca Camargo, Márcio Gomes, Leilane Neubarth, Mariana Gross e Hélter Duarte, entre outros.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.