Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

HOMENAGEM CORTADA

Famosas protestam após censura a Leticia Sabatella na TV Brasil

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A atriz Leticia Sabatella em foto publicada no Instagram, em que aparece vestida com camiseta amarela

Leticia Sabatella em foto publicada nas redes sociais; programa sobre a atriz foi censurado na TV Brasil

KELLY MIYASHIRO

Publicado em 29/4/2020 - 11h39

Famosas protestaram nas redes sociais em apoio à Leticia Sabatella após uma homenagem à atriz, declaradamente de esquerda, ter sido censurada na TV Brasil no sábado (25). O programa Relembrar é TV deveria ter exibido um documentário sobre a artista, mas a produção foi substituída por um especial de Agildo Ribeiro (1932-2018).

De acordo com o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a rede de televisão pública, operada pelo Governo Federal, recebeu a ordem de tirar a homenagem para Leticia Sabatella da programação na véspera da exibição, na sexta-feira (24). A artista é popularmente conhecida por seu posicionamento político contrário ao presidente Jair Bolsonaro, da direita.

Procuradas pelo Notícias da TV, a TV Brasil e a atriz não se manifestaram até a publicação deste texto. Essa não é a primeira vez que a emissora é acusada de censurar conteúdo. Em novembro de 2019, jornalistas do canal alegaram proibição em noticiar desdobramentos do assassinato de Marielle Franco (1979-2018).

No Instagram, Nathalia Dill, Alinne Moraes, Daniela Mercury e Malu Verçosa prestaram apoio à Leticia. "Não podemos entrar na escuridão. Não podemos aceitar a censura. Não podemos aceitar o autoritarismo. Não se pode naturalizar essa violência. Pela liberdade, sempre!", protestou a cantora de axé. 

"Absurdo! Programa em homenagem à Leticia Sabatella foi censurado da programação da TV Brasil e removido da grade na véspera da exibição. A democracia segue sendo desrespeitada por Bolsonaro. Vamos nos calar? Toda nossa solidariedade à Letícia", se manifestou Alinne. 

"Todo meu apoio a essa artista maravilhosa, que sempre denunciou os abusos da nossa sociedade. Lembro de ver uma palestra dela dizendo que estavam investigando e tentando acabar com o trabalho escravo no Brasil. Isso era anos 1990 e eu, na minha bolha, ingenuamente achava que a escravidão tinha acabado em 1888. Obrigada, Leticia, por toda sua coragem", homenageou Nathalia. 

Em seu próprio perfil, a atriz censurada filosofou sobre a vida, sem deixar claro se falava sobre a TV Brasil. "Ontem houve um colapso de pensamentos na minha cabeça. Chorava sem parar e não conseguia definir um motivo. Quando me perguntavam por quê, desfilavam na minha mente mil fatos e eu não conseguia escolher o que responder", desabafou Sabatella. 

"Mente precisando de descanso. Nada de descaso. Descanso e mais nada. Respeito", escreveu ela, em forma de poema.

Confira as publicações de famosas em apoio à Leticia Sabatella: 

Veja a publicação de Leticia Sabatella no Instagram:

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você já tem seu favorito em A Fazenda 12?