Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACODE, MENINA!

Receita da Ana Maria Braga funciona de verdade? 7 desastres provam o contrário

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A apresentadora Ana Maria Braga com uma colher na mão esquerda mexe em uma panela durante o Mais Você

A apresentadora Ana Maria Braga prepara quitute em sua cozinha no matinal Mais Você

DANIEL FARAD

Publicado em 21/5/2020 - 5h18

Nos últimos 20 anos, Ana Maria Braga colecionou uma série de gafes que se tornaram quase uma marca registrada do Mais Você. A apresentadora já causou ao aparecer nas manhãs da Globo com um colar de tomates, um pijama de unicórnio e até fantasiada de Madonna. Seus deslizes ao vivo, entretanto, são os favoritos do público --principalmente quando a parceira de Louro José erra o preparo de alguma receita.

Os preparos culinários alçaram a comunicadora ao estrelato ainda na Record, emissora na qual apresentou o Note e Anote (1993-1999) antes de se transferir para a Globo com seu mascote. Depois de duas décadas, uma série de mudanças na atração e inúmeros penteados da âncora, o quadro de gastronomia permanece como um dos últimos resquícios da proposta original do programa dela.

Os seus pratos viram meme mesmo quando a cozinheira acerta a mão. Um dos mais recentes foi o nhoque de abóbora que Tais Araújo se recusou a provar.

Em 2017, a própria Ana Maria deu o que falar ao deixar de comer uma coxa de galinha feita por um dos participantes do Jogo de Panelas por conta de uma promessa feita a São José. Devota do santo, ela se comprometeu a ficar um ano sem consumir laranjas, fruta que ia no molho da preparação.

Relembre alguns desastres culinários de Ana Maria Braga:

Após receita de pizza que deu errado, Ana Maria virou meme graças a um de seus conselhos


Pizza de pedra

Inspirada pela disputa entre pizzaiolos no Fecha a Conta, Ana Maria Braga tentou reproduzir sem sucesso uma receita de pizza rústica do chef Francesco Tarallo. Apesar de seguir à risca todos os passos, com direito a três horas de fermentação, a apresentadora não conseguiu o mesmo resultado que o cozinheiro.

A massa ficou tão dura que ela chegou a batê-la com força contra um tabuleiro para mostrar o tamanho do desastre. "Caramba, você descobriu uma nova arma", disparou Louro José, na lata.

Não foi a primeira vez que a loira errou a mão em uma receita do quitute italiano. Uma de suas mensagens motivacionais chegou a viralizar nas redes enquanto ela tentava fatiar o alimento. "Ao menor sinal de desinteresse, retribua. Suma", disse a comunicadora em batalha campal com o cortador nas mãos.

A atriz Danielle Winits não conseguiu seguir as instruções do programa para fazer sua lasanha


Instruções difíceis

Danielle Winits mostrou que não tem mão para a cozinha e foi uma das primeiras eliminadas do Super Chef Celebridades em 2017. Ao voltar ao programa para uma repescagem, ela se atrapalhou ao seguir as dicas da comandante do Mais Você e falhou ao preparar uma lasanha. A atriz se esqueceu até mesmo que o prato é feito em camadas e misturou tudo de uma vez só. 

Um inseto invadiu a panela de caramelo de banana durante o Super Chef Celebridades (2016)


Mosca no bolo

Em 2016, Ana Maria estava tão empolgada durante o Super Chef Celebridades que nem percebeu uma intrusa em seu bolo. Avisada por seu papagaio que uma mosca caiu dentro de seu caramelo de banana, a âncora afirmou que se tratava apenas de um queimadinho da própria receita. No dia seguinte, ela pediu desculpas e afirmou que se tratava de uma abelha.

Ana Maria Braga se atrapalha com receita de "sorvete milagroso"; massa escorreu pela mesa


Leite derramado

O liquidificador é um atalho para quem quer fazer uma receita fácil, mas a artista se atrapalhou ao retirar a massa de uma torta de seu aparelho. Ela se esqueceu de colocar o fundo do equipamento, e o líquido se espalhou por toda a bancada. Os seus gritos assustaram até mesmo seu companheiro de espuma, que caiu no riso.

Em outra ocasião, ela prometeu ao público uma fórmula simples de sorvete, sobremesa que geralmente leva horas e diversas etapas de preparo para assegurar que fique cremosa como as versões industrializadas.

Disposta a provar que conseguiu reproduzir a consistência durante o preparo, Ana Maria virou o eletrodoméstico de cabeça para baixo na esperança de que nada escorresse. O conteúdo, porém, se esparramou por toda a pia.

A âncora do matinal mostra frigideira que pegou fogo por acidente no quadro Copia e Cola


Fogo alto

A cozinha do Mais Você já pegou fogo algumas vezes ao vivo. Animada com uma receita de comida de boteco, Ana Maria não percebeu que colocou o prato próximo à panela com óleo em meio à fritura de bolinhos. "Bombeiro, chama o bombeiro", debochou Louro José, diante do papel toalha em chamas.

O estúdio foi invadido pela fumaça novamente no quadro Copia e Cola em 2019. A apresentadora chamou os competidores para repetir uma coreografia do É o Tchan e, por causa do descuido, a frigideira de Rebeca Oliveira entrou em combustão. "Deixei ligada com vinho e fui dançar", justificou a participante na época.

Em 1999, a apresentadora convidou Fausto Silva para cozinhar, e o preparo de ovos desandou


Bagunça com Faustão

Nos primeiros anos do Mais Você, Ana Maria enfrentava uma guerra pela audiência nas tardes da Globo. Com números nada animadores em 1999, ela convocou Fausto Silva para preparar ovos nevados. Ao ver que o prato ia desandar, o marido de Luciana Cardoso começou a bagunçar a cozinha no que chamou de "TV meleca".

Ana Maria queima uma tuile no azeite sob o olhar de uma de suas cozinheiras no Mais Você


Prato fino

A mestre-cuca das manhãs da Globo afirmou que a receita de tuile no azeite, apesar do nome, era simples de fazer. Ela, entretanto, queimou todo o prato. No programa seguinte, a parceira de Louro José explicou que a culpa era de uma frigideira velha, que tinha o fundo mais alto do que o adequado.

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.