Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DIATV

Ex-diretor da MTV cria canal de influencers para conquistar público que foge da TV

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Rafa Dias em registro para a DiaTV

O empresário Rafa Dias quer inovar no mercado televisivo ao fugir da programação tradicional

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 8/9/2023 - 6h35

Rafa Dias fundou a Dia Estúdio há dez anos, ao lado de Andressa Mafra. A empresa se consolidou como uma das principais agências para criadores de conteúdo no YouTube. Ao notar que o público tem se afastado da grade tradicional da televisão aberta, ele enxergou a oportunidade de lançar uma inovação no mercado. Em maio deste ano, estreou a DiaTV, canal de televisão formado por influenciadores e transmitido exclusivamente pela internet.

Em entrevista ao Notícias da TV, Dias destaca que a produtora sempre foi atrás de tendências no mercado audiovisual. A Dia Estúdio, por exemplo, foi responsável pela primeira transmissão totalmente virtual da Parada LGBTQIA+ de São Paulo, em 2020. "Eu estava com a sensação de que precisava fazer outro movimento", reflete o ex-diretor da MTV Brasil.

A ideia para a DiaTV surgiu depois de o empresário comprar uma televisão de 85 polegadas para sua casa. Aos poucos, ele percebeu que não usava o eletrodoméstico. A ausência de uma identificação com a grade da televisão aberta foi o ponto de partida para o projeto.

Após um ano de pré-produção, o canal foi lançado para contemplar aquele público que foge dos veículos tradicionais. "As pessoas estão consumindo conteúdo pela internet na Smart TV."

O nosso foco foi introduzir um canal de televisão para uma audiência que não estava sendo contemplada por nenhum canal de televisão. Quando começamos a fazer a DiaTV, era porque eu não me via nos canais de televisão que existiam. O nosso foco hoje é continuar fazendo com que essas pessoas se enxerguem na programação.

Entre as principais emissoras da televisão aberta, o SBT é o único que se dedica à criação de conteúdo infantojuvenil, com a novela A Infância de Romeu e Julieta. "Abandonado" pelos grandes veículos, o público jovem é majoritário no canal de Dias. No entanto, o empresário não se prende a uma única faixa etária para a formulação da DiaTV.

"Pode ter uma pessoa de 50 anos que também não se vê nas programações das grades tradicionais", ressalta. "Estamos ocupando esse espaço, de uma TV jovem, mas que não é necessariamente planejada. Estamos fazendo uma TV para o público que não está acostumado a ver televisão. Tanto que o hábito é diferente, a pessoa vê pelo YouTube, é outra história."

Em quatro meses, a DiaTV já acumula mais de 628 milhões de visualizações. Rumo ao 1 bilhão, o empresário comenta que ainda está em uma fase de estabelecimento do canal no mercado. "Estamos numa construção, primeiro, de todo mundo saber que existe. Estamos nesse momento em que todos estão conhecendo a DiaTV, o que ela é. A fidelização acontece com o público que já acompanhava nossos criadores", descreve.

A DiaTV tem uma média de seis horas diárias de transmissão de programas inéditos. O canal é exibido ao vivo por YouTube, Facebook, LinkedIn e TikTok. Toda a programação também pode ser acompanhada simultaneamente em 13 canais dos apresentadores contratados pelo estúdio.

Convite para os influenciadores

Durante o desenvolvimento do canal, Dias conversou com cada membro do time de influenciadores da empresa. "Toda loucura que eu chamo, eles topam. Na hora, me chamaram de louco", relembra. Entre os criadores de conteúdo contratados pela produtora, estão Blogueirinha, Foquinha, Eduardo Camargo e Fih Oliveira --criadores do Diva Depressão.

Para não correr o risco de os programas serem todos semelhantes, o empresário propôs uma ideia inicial para cada um. Contudo, Dias reconhece que apenas os influenciadores conhecem os gostos do próprio público. "Como todos os programas ficam publicados no canal deles, o público precisa achar aquilo interessante", ressalta.

Em diferentes reuniões, as ideias do empresário foram adaptadas até chegar em um produto que agradasse ao estúdio e ao apresentador. Para Fernanda Catania, mais conhecida como Foquinha, Dias havia planejado um programa sobre passeios culinários. Mas a influenciadora sugeriu que a atração não se limitasse à gastronomia. Assim, surgiu o Foca no Rolê.

Dias opina que a liberdade para que os influenciadores guiem a maneira como seus projetos serão abordados é um dos diferenciais da DiaTV. No último ano, a Globo colocou criadores de conteúdo para divulgar o Especial Roberto Carlos, por exemplo. Porém, a direção engessada do programa não agradou aos internautas.

"Acho que as pessoas criam como elas criam para a internet. A televisão tradicional, geralmente, cria como se cria para a televisão", comenta o empresário. "A DiaTV é diferente por isso, as pessoas estão fazendo [para a TV] aquilo que elas fazem na internet."

A influenciadora Blogueirinha comanda o De Frente com Blogueirinha, um programa de entrevistas. A atração tem estourado a bolha e atingido um público diferenciado. A criadora de conteúdo, inclusive, foi convidada para participar de programas da televisão aberta, como o Conversa com Bial, da Globo, e o Fofocalizando, no SBT.

Dias aponta que a presença da influenciadora em outros canais é uma estratégia importante "para que mais pessoas procurem o seu programa e, assim, descubram a DiaTV". "Fazemos uma TV para um público que não estava se encontrando na televisão. Tem muita gente mais velha que está assistindo e nos acompanhando."


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre novelas, celebridades, reality show e televisão.

TUDO SOBRE

YouTube


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.