Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INEXPLICÁVEL

Mistérios latinos são tema de programa que aborda de chupa-cabra a Chico Xavier

Divulgação/History

John Leguizamo, de terno e gravata, está sentado em uma poltrona de um teatro chique e vazio

O ator John Leguizamo é o apresentador de IneXplicável América Latina, que estreia neste sábado (22)

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 22/5/2021 - 6h55

Após o sucesso da versão americana de IneXplicável, apresentada por William Shatner, o History estreia neste sábado (22) um derivado latino do programa de mistérios. Por aqui, os temas incluem desde o inesquecível chupa-cabras ao médium brasileiro Chico Xavier (1910-2002), passando pelo triângulo das Bermudas e pelo milagre nos Andes --no qual um time de rúgbi sobreviveu 72 dias na cordilheira gelada após um acidente de avião.

Para assumir o posto do eterno capitão Kirk à frente da nova versão do IneXplicável, foi escalado o ator colombiano John Leguizamo, um dos latinos de maior sucesso em Hollywood --com um Emmy, um Tony e uma indicação ao Globo de Ouro no currículo. Curiosamente, ele mesmo se define como um cético, mesmo ao encarar casos que desafiam a lógica.

"Eu sou um pouco mais objetivo, mais prático. Para mim, tudo tem que ter uma explicação de alguma maneira. Claro que há coisas inexplicáveis, como os vegetais gigantes que começaram a nascer no México. Ninguém sabe o motivo ainda, mas há uma explicação científica por trás disso", aponta.

O astro de 56 anos se divertiu ao falar sobre o chupa-cabras, um caso que desafia as fronteiras e rende burburinhos em todos os países da América Latina, e também entre os hermanos nos Estados Unidos. Mas a história abordada em IneXplicável que mais chamou sua atenção tem ligação com um dos pilares de Hollywood: os super-heróis, mais especificamente o Batman.

"Meu caso favorito é o do deus maia Camazotz, que era vampiro e serviu de inspiração para a criação do Batman e da lenda do Drácula. Os vampiros viviam no México, e esse deus foi o primeiro homem a virar morcego, a tomar sangue. É uma lenda muito rica na nossa cultura", define Leguizamo.

Homem invisível

O ator batalhou muito para alcançar seu lugar na indústria do entretenimento. Quando se mudou com a família da Colômbia para Nova York, ainda criança, ele experimentou um fenômeno que muitos considerariam inexplicável: a invisibilidade. Mas não houve nada de místico nisso, era apenas um efeito da preconceituosa cultura norte-americana.

"Eu me sentia invisível nos Estados Unidos, não via na escola ou na faculdade nada sobre a história latina ou sobre nossa contribuição para o país. Decidi pesquisar isso a fundo. Também há muita opressão e racismo em Hollywood, e eu percebi que a melhor maneira de derrubar esse sistema era por dentro. Comecei a escrever meus roteiros, meus livros, a produzir meus filmes. Era a única maneira de um latino sobreviver aqui", conta.

A estratégia de guerrilha deu certo, e Leguizamo emplacou papéis em projetos diversos como Duro de Matar 2 (1990), Spawn, o Soldado do Inferno (1997) e Moulin Rouge! Amor em Vermelho (2001), além de dublar a preguiça Sid na franquia A Era do Gelo. Agora, ele aproveita seus holofotes para dar mais espaço para a cultura latina --ao apresentar IneXplicável, por exemplo.

"Eu me senti muito honrado e emocionado por ter sido escolhido para essa oportunidade. Me dá orgulho falar dos nossos temas, das nossas histórias, dos nossos mistérios, temos muitas coisas inexplicáveis a que eu quero dar voz, levar para a tela. Os mistérios desses incidentes inexplicáveis que aconteceram na América Latina são tão intrigantes. Eles prenderam minha atenção e fizeram com que eu pesquisasse mais", lembra o ator.

Com oito episódios, a primeira temporada de IneXplicável América Latina estreia no History neste sábado (22), às 22h10, com novos capítulos toda semana. O primeiro programa abordará o desaparecimento de algumas pessoas e até de civilizações inteiras, que sumiram sem deixar rastro. Confira o trailer da produção:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.