Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA NO BASQUETE

ESPN é procurada e pode tirar NBA da Globo após 7 anos; saiba detalhes

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

LeBron James em com a camisa amarela do Los Angeles Lakers, da NBA

LeBron James no Los Angeles Lakers: ESPN quer mais NBA e tenta deixar Globo sem jogos

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 13/7/2022 - 6h35
Atualizado em 13/7/2022 - 9h16

A NBA (National Basketball League), principal liga de basquete do mundo, poderá ser exclusiva da ESPN na TV por assinatura. O contrato com a Globo acabou ao fim da temporada 2021/2022, que consagrou o Golden State Warriors como campeão no último mês de maio. A emissora tenta renovar e manter o torneio no SporTV. Mas a Disney foi procurada para ter o pacote até então da concorrente em seu canal esportivo e no Star+.

Até maio, a Globo exibia cerca de cem partidas na temporada regular. A parceria ainda incluía jogos de playoffs e finais da Conferência Oeste. A ESPN já mostra até 140 jogos em toda a temporada, incluindo as finais com exclusividade na TV por assinatura, em vínculo que vai até 2025. Na TV aberta, a Band tem acordo até 2023. Há ainda a transmissão da TNT Sports, que tem direito a um pacote de jogos até o ano que vem e o exibe em seu canal no YouTube. 

Segundo apurou o Notícias da TV, a ESPN foi procurada pela liga e mostrou interesse em ampliar essa oferta de partidas e ser a única casa da NBA na TV paga. A Disney ainda não fez uma proposta formal, mas deu sinal positivo para o que a liga ofereceu. Um trunfo para a ESPN é o fato de o canal esportivo tratar muito bem o produto e ser elogiada por fãs nas redes sociais.

O canal faz um pré-jogo longo, com transmissão de partidas direto dos Estados Unidos nas finais, além de ter um programa semanal para debater assuntos da NBA. Fora isso, não é raro a competição dar mais audiência na ESPN do que no SporTV2, canal esportivo da Globo que mostra os jogos. 

Mas a emissora carioca tem seus atrativos que pesam na negociação. O acordo com a NBA existe desde 2015, e a ideia da liga era se popularizar no mercado brasileiro com a ajuda da Globo, o que aconteceu. A TV aberta, no entanto, só mostrou um jogo de finais da NBA, compilado em um compacto de 15 minutos em 2017., mas dá espaço em seus telejornais e programas esportivos, que são os mais assistidos pelo público.

A questão principal é que a Globo não deseja fazer nenhuma loucura financeira para manter a NBA. A quantia desejada pela liga para a renovação em uma primeira conversa não foi considerada boa para TV da família Marinho, considerando o que o produto entrega atualmente. Se não chegar a um valor razoável, a líder de audiência está disposta a abrir mão da liga de basquete. 

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo confirma o fim do contrato e que tenta manter a competição. "As negociações para a transmissão da próxima temporada da NBA ainda não estão finalizadas", limita-se a informar. A Disney não comenta sua tentativa de aumentar o cardápio esportivo para os assinantes.

Já a NBA enviou o seguinte comunicado: "A NBA não divulga e nem comenta informações ou detalhes referentes a contratos ou negociações com seus parceiros". 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.