MAIS CORTES
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Ana Maria Braga no Mais Você; Globo fez novas demissões e cortou área técnica de São Paulo
A Globo promoveu, sem muito alarde, mais uma rodada de demissões entre quinta (4) e sexta-feira (5) em São Paulo. Agora, as áreas de tecnologia e operações foram atingidas. Estavam entre eles operadores de teleprompter e de câmeras que participavam da produção diária do Mais Você, de Ana Maria Braga.
Segundo apurou o Notícias da TV, estes operadores também trabalhavam em programas da área de Jornalismo e Esporte, como o Jornal Hoje, de César Tralli; o Globo Esporte SP, com Felipe Andreoli; e o Jornal da Globo, com Renata Lo Prete. Mais cortes na área devem acontecer nos próximos dias.
O motivo das demissões já é conhecido: a nova política de contenção de gastos da emissora, que deseja equilibrar suas finanças. Na nova leva de cortes, foram 20 profissionais desligados. O clima foi de tristeza e comoção nos bastidores, já que alguns operadores tinham mais de 20 anos de carreira.
Os cortes também se devem a um plano que a Globo planeja colocar em prática na capital paulista e que já ocorre pontualmente: as câmeras-robô, controladas por joystick e sem interferência humana. No Jornal Nacional e no estúdio da GloboNews em São Paulo, a técnica já existe.
Agora, a ideia da direção de Jornalismo é levar a tecnologia para outros jornais locais paulistas, como o Bom Dia SP e o SP1, que são transmitidos do estúdio de vidro da emissora. Testes já estão sendo realizados para aprimorá-la.
Procurada pelo Notícias da TV para comentar o assunto, a Globo não se pronunciou até o fechamento.
A Globo tem feito cortes desde março para enxugar gastos. Por estratégia, a emissora decidiu realizar estas demissões em etapas. No mês passado, foram desligadas 50 pessoas, inclusive nomes como Giovana Teles, Mauricio Noriega, Régis Rosing e Hortência Marcari.
Nas novelas, os diretores de produção Flávio Nascimento e Simone Lamosa foram dispensados. Nascimento foi contratado em 1983 e assumiu a direção de produção dos Estúdios Globo no início dos anos 2000. Foi o produtor-chefe de Celebridade (2003) e Avenida Brasil (2012). Nos últimos anos, ele se dedicou às produções de entretenimento, como o Domingão com Huck.
Já Simone Lamosa era o nome de confiança de José Luiz Villamarim na área de dramaturgia. Ela começou na emissora em 1984, na produção de novelas, e passou a ser gerente e diretora-executiva de produção nos anos 2000, quando iniciou uma parceria com o autor Walcyr Carrasco.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.