Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GIANI SCARIN

Globo corta investimento em pesquisa de público e demite chefona após 23 anos

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Giani Scarin na Globo

Giani Scarin: chefona de pesquisa de consumidor da Globo é demitida após 23 anos de casa

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 19/4/2023 - 6h35

A onda de demissões da Globo chegou à área de pesquisa e custou o cargo de Giani Scarini, chefe de Conhecimento do Consumidor, que estava na empresa desde 2000. Os cortes, que já passaram pelo Jornalismo e pelo Esporte, devem ocorrer pelo menos até maio. A emissora, agora, reduz investimento em estudos de consumo do público brasileiro, departamento que era liderado por Giane.

Segundo apurou o Notícias da TV, outros seis profissionais da área de inteligência de mercado foram desligados. De todos eles, Giani era a mais experiente e com mais mais tempo de casa, critério que tem sido utilizado pela Globo para escolher quem vai ser demitido.

Enquanto trabalhou na emissora, Giani Scarin atendia às áreas executivas, marketing, comercial e canais da Globo --além de TV aberta, ela fazia estudos para a TV paga, como Multishow e SporTV. 

Formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), é pós-graduada em Teoria da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e concluiu o GV PEC (Programa de Educação Continuada) da Fundação Getúlio Vargas, além de MBA em Gestão de Marketing pela Business Scholl. 

Em sua página no LinkedIn, Giani se despediu e agradeceu aos colegas: "Meu ciclo na Globo se encerra depois de 23 anos. Todo esse tempo foi dedicado ao entendimento dos movimentos da sociedade, ao conhecimento do consumidor, sempre acompanhando de perto a constante transformação do mercado de conteúdo em vídeo na TV paga, na TV aberta e no streaming". 

Após demissões nos bastidores, a Globo planeja cortes em outras áreas, o que deve ocorrer em etapas. A cada dois dias, um setor estratégico faz o corte. Na semana passada, a emissora demitiu pelo menos 50 pessoas. Foram mandados embora, entre outros, Giovana Teles, Mauricio Noriega, Régis Rosing e Hortência Marcari.

Na produção de novelas, já houve desligamentos na sexta (14). Os diretores de produção Flávio Nascimento e Simone Lamosa foram dispensados. Nascimento foi contratado em 1983 e assumiu a direção de produção dos Estúdios Globo no início dos anos 2000. Foi o produtor-chefe de novelas como Celebridade (2003) e Avenida Brasil (2012). Nos últimos anos, ele se dedicou às produções de entretenimento, como o Domingão com Huck.

Já Simone era o nome de confiança de José Luiz Villamarim na área de dramaturgia. Ela começou na emissora em 1984, na produção de novelas, e se tornou gerente e diretora-executiva de produção nos anos 2000, quando iniciou uma parceria com o autor Walcyr Carrasco.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.