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NOSTALGIA ESTÁ NA MODA

Por que Sandy & Junior, Verão 90 e Domingo Legal estão em alta?

FRANCISCO CEPEDA/AGNEWS e REPRODUÇÃO/SBT

Sandy & Junior, que voltará aos palcos, e Celso Portiolli no Domingo Legal: exemplos de sucessos nostálgicos - FRANCISCO CEPEDA/AGNEWS e REPRODUÇÃO/SBT

Sandy & Junior, que voltará aos palcos, e Celso Portiolli no Domingo Legal: exemplos de sucessos nostálgicos

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 28/3/2019 - 5h35

O anúncio do retorno de Sandy & Junior para uma turnê em comemoração aos 30 anos de carreira causou comoção entre os fãs da dupla. A disputa pelos ingressos dos shows é intensa, tanto nas bilheterias virtuais quanto nas físicas. Mas os filhos de Xororó não são os únicos que estão em alta ao apelarem para a nostalgia: a novela Verão 90, da Globo, e o programa Domingo Legal, do SBT, também fazem sucesso com o resgate do passado.

O dominical apresentado por Celso Portiolli passou a vencer a Record com folga desde que ficou duas horas mais longo e resgatou formatos clássicos dos anos 1990. Além do Passa ou Repassa, que voltou a ser exibido no ano passado, o Domingo Legal ressuscitou neste mês o Xaveco, programa de namoro que havia saído do ar em 2001.

Logo na estreia, em 10 de março, o quadro de paquera venceu a concorrente, que exibia o Domingo Show no mesmo horário (13h05 às 14h11), por 8,4 a 6,3 pontos no Ibope da Grande São Paulo. A vitória por maior vantagem aconteceu no último fim de semana, quando o Xaveco anotou 9,8 pontos, contra apenas 5,3 da Record.

O fato de um formato do passado fazer sucesso instantâneo quase 20 anos depois de ter saído do ar tem explicação na psicologia. Plataformas de entretenimento como a televisão fazem com que as pessoas revivam memórias afetivas e tenham mais vontade de consumir o conteúdo nostálgico.

"Essa relação das pessoas meio retrô e nostálgica acontece porque a TV fez parte da história de uma geração que girava a vida em torno da televisão. Isso não existe mais hoje. Por outro lado, o que existe nas pessoas é o desejo de reviver boas histórias, memórias afetivas positivas, que podem ser pessoais ou da mídia, do entretenimento", analisa Cecilia Troiano, psicóloga e especialista em marcas.

Nostalgia faz bem

Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Southampton, na Inglaterra, divulgado em 2016. De acordo com os pesquisadores, quando estamos mais ligados ao passado, a sensação de pertencimento é reforçada. Lembrar-se de tempos melhores, por meio de músicas, por exemplo, cria sensações positivas que ajudam a romper o aspecto negativo da solidão.

"A nostalgia é uma forma de criar laços com alguma coisa que você sabe que, em algum momento, já fez sucesso. Tem Sandy & Junior, tem o Paul McCartney fazendo shows no Brasil de novo. Mais nostálgico do que Paul McCartney não tem, as músicas levam as pessoas para um momento. As marcas que recorrem a isso apostam em uma fórmula mais comprovada de sucesso", avalia Troiano.

reprodução/tv globo

As personagens de Isabelle Drummond e Jeniffer Nascimento em Verão 90: pura nostalgia


Anos 1990 na Globo

Assim como o SBT, a Globo também apostou nesse mercado de resgate do passado. E está dando certo. Verão 90 tem 23,8 pontos de média na Grande São Paulo e está em alta: obteve sua melhor marca no capítulo de terça (26), com 27,5 pontos.

A trama de Izabel de Oliveira e Paula Amaral tem desde uma Brasília amarela dirigida por João (Rafael Vitti) a uma emissora de videoclipes, na melhor pegada MTV. Mas as referências não ficam só na história: a abertura também é um apanhado de alusões à cultura pop da década.

"Existem dois grupos de interessados nesse tipo de conteúdo. No primeiro, os que viveram aquela década de 1990 e querem resgatar aquela memória afetiva, com um olhar de 'poxa, como era divertido' ou 'poxa, como era gostoso'", explica a psicóloga.

"No outro grupo, estão as pessoas que não viveram a época, não assistiram àquilo na televisão, são mais jovens, mas têm a curiosidade por aquilo. 'Nossa, deixa eu ver como a minha mãe vivia', 'olha a roupa que eles usavam'. É meio que essa curiosidade histórica. O sucesso se deve um pouco a esses dois movimentos", argumenta Cecilia Troiano.

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