Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTENDA O FORMATO

Dor de cabeça para Record e SBT, Fórmula 1 na Band ganha corrida no sábado

DIVULGAÇÃO/BAND

Sorridentes, Reginaldo Leme e Sergio Mauricio posam no estúdio da Fórmula 1 na Band

Reginaldo Leme e Sergio Mauricio no estúdio da Band; Fórmula 1 estreia novo formato aos sábados

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 16/7/2021 - 22h00

Na disputa pela vice-liderança com Record e SBT nas manhãs de domingo com transmissão da Band, a Fórmula 1 passará a ter corridas também aos sábados. A estreia do formato Sprint Qualifying (corrida de classificação) acontece neste fim de semana, a partir das 12h30 (horário de Brasília), e terá transmissão em TV aberta para todo o Brasil.

O grid de largada do Grande Prêmio da Grã-Bretanha no domingo (18) será definido com uma corrida curta. A distância percorrida pelos pilotos no novo formato será de 100 quilômetros, um terço em relação aos tradicionais 305 quilômetros de um GP.

A posição de chegada nessa competição de 17 voltas, que deve durar meia hora, vai definir as posições da largada do dia seguinte e distribuirá pontuação extra aos três primeiros colocados: três pontos para o primeiro, dois para o segundo e um para o terceiro.

Esse é um primeiro teste de formato que deve se repetir no GP da Itália, em setembro, e em outra prova fora da Europa --existe a possibilidade de ser em Interlagos, em São Paulo, mas o martelo ainda não foi batido. A empresa norte-americana Liberty Media, responsável por controlar a Fórmula 1, quer tornar o sábado um dia mais atrativo para a audiência.

Aqui no Brasil, por exemplo, nos treinos classificatórios tradicionais, em que os pilotos formam o grid de acordo com o tempo de volta, o ibope da Band varia entre 1 e 2 pontos na Grande São Paulo --antes de perder os direitos da F1, a Globo já havia parado de mostrar essa disputa em TV aberta e deixava a transmissão apenas para o SporTV, justamente pelo interesse restrito.

Na corrida curta, os pit stops não serão obrigatórios como em um Grande Prêmio, mas o uso da asa móvel será permitido para facilitar as ultrapassagens. Após a competição, apesar de não ter o pódio, os pilotos vão fazer um desfile para os cerca de 100 mil espectadores esperados em Silverstone, na Inglaterra.

"Esse é um novo formato pelo qual estamos ansiosos, então sentimos que era importante ter uma celebração pós-corrida igualmente especial. O momento servirá como reconhecimento de sete décadas de história da F1, combinando com um toque dos tempos modernos e atuais, que é o conceito das corridas classificatórias", disse Alex Molina, diretor de eventos da Fórmula 1.

Audiência da Fórmula 1

O novo Sprint Qualifying foi um "presente" que a Band ganhou, pois esse modelo, apesar de ser discutido já há algum tempo na categoria mais importante do automobilismo, ainda não estava confirmado quando a emissora fechou o contrato no início do ano. A definição só ocorreu em abril.

De acordo com a grade da emissora, a transmissão da Fórmula 1 no sábado acontecerá entre 12h15 e 13h20. A narração será de Sergio Mauricio, com comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson, e reportagem de Mariana Becker, diretamente de Silverstone.

A expectativa da Band com a corrida de classificação é conseguir vencer ou se aproximar da Record, que exibe o programa religioso A Escola do Amor nesse horário e raramente passa dos 3 pontos de média. O vice-líder é o SBT, que fica na casa dos 5 de ibope com a série teen The Thundermans (2003-2018).

No último Grande Prêmio, o da Áustria, a Band ficou em segundo lugar isolado, com 4,4 pontos de média e 5,4 de pico das 10h03 às 11h28 de domingo, 4 de julho.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.