Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM NEGÓCIO

Dólar afasta TVs, e Globo leva exclusividade dos Jogos Olímpicos de 2024 de graça

DIVULGAÇÃO/COB

Rebeca Andrade em Tóquio 2022

Rebeca Andrade é estrela da ginástica olímpica: dólar alto afasta TVs, e Globo vai ser exclusiva em Paris

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 29/4/2023 - 7h00

Previstos para começarem em 26 de julho de 2024, os Jogos Olímpicos de Paris não devem ser exibidos na TV brasileira fora da Globo. A líder de audiência vai ter a exclusividade "sem querer querendo". As empresas interessadas alegam que os valores astronômicos e o dólar ainda em alta são impeditivos para cobrir os custos da operação. O melhor a se fazer é evitar o prejuízo, na visão das empresas.

O Notícias da TV apurou que Band e Paramount estudaram adquirir o torneio para TV aberta e streaming, respectivamente. As vias seriam diferentes. Na TV aberta, a Globo não tem exclusividade. Qualquer rede nacional interessada só precisa negociar diretamente com o COI (Comitê Olímpico Internacional) e pagar o valor que a entidade cobra pelos direitos do evento poliesportivo. 

A Band chegou a fazer um estudo para a exibição do evento com seu departamento comercial e até sondou anunciantes, mas chegou à conclusão de que teria prejuízo com a operação. Sem o aval, o sonho de voltar a transmitir uma edição dos Jogos Olímpicos ficou mais distante. A última vez em que a Band exibiu o evento foi no Rio de Janeiro, em 2016.

Já a Paramount queria as competições para expandir um projeto já iniciado na América Latina. No mês passado, o conglomerado fechou contrato para a transmissão dos Jogos Olímpicos em TV aberta no Chile, através da Chilevisión. Para o Brasil, a ideia era trazer o evento para o Paramount+, seu serviço de streaming.

Seria uma forma de fortalecer o investimento esportivo da empresa, que ainda engatinha no Brasil com a compra da Libertadores e da Copa Sul-Americana até 2026. Porém, a Paramount descobriu que, para plataformas pagas, a Globo detém a exclusividade até 2032. Ou seja, a empresa precisaria conversar com a TV da família Marinho.

Como entendeu que seria uma conversa mais complicada do que a que teria com o COI, a Paramount abortou a ideia. O serviço ainda busca outros eventos esportivos, principalmente no futebol, para aumentar seu cardápio e o número de seus assinantes.

Com isso, a Globo deverá ter exclusividade no evento pela primeira vez na história. Nos últimos anos, ao menos uma concorrente mostrou o evento. Em Tóquio-2021, foi o BandSports. Em 2012, o SporTV colocou Galvão Bueno em Londres porque a Record tinha exclusividade na TV aberta.

Para 2024, a Globo já tem algumas definições. Galvão Bueno, que tem contrato para outros projetos com a emissora até o fim do ano que vem, vai participar da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris como apresentador e comentarista em programas especiais. Ele também fará a cerimônia de abertura, prevista para acontecer no rio Sena, um dos símbolos da capital da França. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.