Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM NEGÓCIO

Globo exige exclusividade no futebol e obriga Band a dispensar veterano

FÁBIO MENOTTI/PALMEIRAS

Endrick do Palmeiras

Endrick na final do Brasileirão Sub-20 de 2022 exibida pela Band: Globo tira futebol de base da emissora

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 27/1/2023 - 7h00

A Band não vai mais transmitir o Campeonato Brasileiro Sub-20, a Copa do Brasil Sub-20 e outros torneios de futebol de base organizados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A Globo exigiu, a partir deste ano, a exclusividade para a exibição das partidas, que ficarão restritas ao SporTV. O fato obrigou a emissora do Morumbi a rescindir o contrato do narrador veterano Oliveira Andrade após nove anos.

Segundo apurou o Notícias da TV, a Globo assinou no ano passado um contrato de três anos, válido até 2024, para que o futebol de base fosse somente visto em suas plataformas a partir deste ano. A Band tentou reverter a situação, mas a CBF preferiu fazer negócio com a maior emissora do país.

Os torneios de base do futebol brasileiro estavam na TV paulista desde 2017 e representavam um bom ganho de datas para movimentar o departamento esportivo, além de ter uma audiência interessante. A final do Brasileirão Sub-20 de 2022, entre Palmeiras e Corinthians, chegou a picos de 5 pontos na Grande São Paulo e beliscou a vice-liderança, vencendo Record e SBT.

Por causa da saída dos torneios, a Band ficou sem ter como aproveitar o narrador Oliveira Andrade, que comandava a maioria desses jogos. A emissora decidiu rescindir o seu contrato após nove anos, como informou o Notícias da TV em primeira mão nesta quinta (26). 

Com 72 anos de idade, Oliveira Andrade é um dos mais experientes narradores da televisão brasileira. Acumula passagens por Globo e Record, e já havia trabalhado na Band entre 1999 e 2002. Também já foi apresentador do Jornal da Manhã, principal noticiário matinal da Jovem Pan.

Voltou à Band em 2014, quando foi escalado para completar o time, que estava desfalcado após a morte de Luciano do Valle. Cobriu a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos do Rio e a Eurocopa em 2016, a Copa das Confederações em 2017, a Uefa Champions League, entre outros eventos. Mesmo fora da Band na TV aberta, Andrade segue no BandSports, canal esportivo de TV paga do grupo, onde está desde 2012.

Com o futebol de base, a Band revive a mesma situação que aconteceu com o Brasileirão feminino. Quando comprou o torneio, a Globo exigiu exclusividade na TV aberta a partir deste ano. Mas nem de longe fará a mesma cobertura. Enquanto a Band exibia 21 jogos por ano de futebol feminino, a líder só fará o mata-mata, seis jogos, a partir de setembro.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.