Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AUSÊNCIAS DA APRESENTADORA

Desencontro com Fátima Bernardes: Ela é quem mais tira férias no Brasil?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fátima Bernardes com expressão séria enquanto apresenta o Encontro em 2021

Fátima Bernardes no Encontro em 2021; a apresentadora se ausentou do programa várias vezes no ano

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/12/2021 - 6h25

Além de ser apresentadora da Globo, ter sido âncora do Jornal Nacional durante muitos anos e somar 12 milhões de seguidores em redes sociais, Fátima Bernardes ganhou outra fama: a de mulher que mais tira férias no Brasil. Ela ganhou essa alcunha ao longo de seus nove anos no Encontro --que, por ter sido apresentado por outras pessoas em tantas edições, também passou a ser chamado de Desencontro com Fátima Bernardes. Mas ela realmente se ausenta tanto assim?

Ao longo de 2021, a profissional da Globo de fato deixou o programa várias vezes nas mãos de Patrícia Poeta e Manoel Soares, mas nem todas as suas "faltas" foram por férias. 

Ciente de que Fátima já havia sido alvo de piadas nesse sentido nos anos anteriores, um usuário do Twitter identificado como Mateus Ribeiro decidiu documentar, desde 4 de janeiro, quantas vezes ela se ausentaria do Encontro durante o ano. 

A apresentadora voltou ao trabalho nesse mesmo 4 de janeiro, quando retornou de sua recuperação cirúrgica. No fim de 2020, ela tinha descoberto um câncer no útero, se afastado para o tratamento e se recuperado totalmente. No primeiro mês do ano, Fátima ficou apenas um dia ausente, ao final de sua licença.

Em 12 de fevereiro, a apresentadora anunciou que tiraria folga pelo Carnaval. Tradicionalmente, ela se ausenta do Encontro para a cobertura do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, mas neste ano não houve esse expediente. Assim, ela tirou 14 dias de folga, 10 deles longe do Encontro. 

No feriado de Páscoa, a apresentadora também conseguiu ser liberada da Globo. Ficou ausente em apenas uma edição do programa, na Sexta-Feira Santa, em 2 de abril. Ela ainda folgou no feriado de Corpus Christi, em junho, quando deixou o Encontro nas mãos dos substitutos em dois dias diferentes. 

As férias da apresentadora chegaram mesmo só em julho. Foram 19 dias entre 15 de julho e 2 de agosto --mais nove edições do Encontro sem Fátima Bernardes. 

Em 17 de agosto, um imprevisto: a titular não se sentiu bem durante a madrugada e foi substituída às pressas por Fernanda Gentil. Ela testou negativo para Covid-19, mas, pela indisposição, ficou de repouso durante dois dias. O Encontro também passou duas edições sem Fátima em setembro, quando a apresentadora emendou o feriado da Independência. 

Foi em outubro e novembro que a namorada de Túlio Gadêlha ficou longe do Encontro durante mais tempo. Ela se ausentou para fazer uma cirurgia no ombro, uma artroscopia para corrigir o rompimento de um tendão. A recuperação dela demorou mais do que o previsto, mas a apresentadora retornou mesmo sem restabelecer o movimento completo. Ela ficou fora de 11 de outubro a 19 de novembro, 30 programas sem seu comando.

Ou seja, ao longo de 2021, Fátima de fato só tirou 19 dias de férias --33 se contabilizados os 14 do Carnaval. As ausências por emendas de feriados e licenças médicas ajudam a dar a impressão de que é mais fácil encontrar Patrícia Poeta do que Fátima no programa matinal, mas a fama de "a mulher que mais tira férias no Brasil", ao menos por 2021, cai por terra. O meme nas redes sociais, no entanto, segue vivo. Confira:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.