Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLÁSSICOS REPAGINADOS

De Pizzaria a Cassetadas: Faustão faz mágica para fugir de guerra contra a Globo

REPRODUÇÃO/BAND

Fausto Silva segura um microfone preto enquanto apresenta programa na Band

Fausto Silva no comando da apresentação de seu programa na Band: velhos quadros com novos nomes

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 6/1/2022 - 7h00

A estreia de Fausto Silva na Band ainda no primeiro minuto de 2022 indicou que o apresentador terá um programa de visual, qualidade e atrações bem parecidas com as do Domingão do Faustão (1989-2021). Conteúdos consagrados na Globo, como Arquivo Confidencial, Videocassetadas, Ding Dong e a Pizza do Faustão, estarão no cardápio de quadros, mas com nomes adaptados para evitar uma guerra milionária pelo uso de nomes de marcas.

A equipe do programa precisou fazer "mágica" e batizou as atrações de maneira diferente, já que a Globo é dona do registro no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) de diversos quadros com o selo de Fausto Silva.

Na Band, a antiga Pizza do Faustão (propriedade da Globo até fevereiro de 2029) vai virar Pizzaria do Faustão, enquanto as Videocassetadas serão exibidas como Cassetadas do Faustão. Os registros atrelados ao nome apresentador só são permitidos mediante uma concessão de uso.

Como tinha contrato com a Globo na ocasião dos pedidos, o antigo titular do Domingão naturalmente fez a autorização. Segundo a Lei da Propriedade Industrial, "não são registráveis como marca: pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores".

O nome Faustão é da empresa de Fausto Silva. Sem o apresentador no time de contratados, a Globo não vai mais explorar nenhum desses registros pelos próximos anos, mas pode usá-los para tentar causar problemas para a Band. Para evitar isso, a empresa de Johnny Saad alterou os quadros que têm "dona".

O Ding Dong deixará de existir, mas o Na Pista do Sucesso promete ser a nova "salada musical". A Band também já pediu o registro no Inpi de outras duas novas marcas: o Grana ou Fama, que terá anônimos em um show de talentos; e o Dança das Feras, que vai trocar a disputa de celebridades da Dança dos Famosos por bailarinos profissionais.

O Arquivo Confidencial da Globo será conhecido por um nome já usado em outros programas de TV: Esta É a Sua Vida. O quadro surgiu no Programa J. Silvestre, comandado por J. Silvestre (1922-2000), na década de 1980 na Band. Em 2017, foi ressuscitado pelo Domingo Legal no SBT, no qual o apresentador também tinha trabalhado como titular do Show Sem Limite.

No Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a empresa que detém o registro da marca Esta É a Sua Vida desde 2007 é a Rinaldi Produções & Publicidade, que pertence ao empresário responsável pela criação e gestão de Patati Patatá. Questionada sobre o possível conflito pelo nome, a Band não se manifestou até a publicação deste texto.

Logo do quadro Pizzaria do Faustão

Sai Pizza do Faustão, entra Pizzaria do Faustão

O Faustão na Band vai ao ar de segunda a sexta, das 20h30 às 22h30. Estreia no próximo dia 17. A ideia é ter um quadro diferente para cada dia, além das Cassetadas diárias, e de atrações semanais, como o Desbravadores do Planeta (semelhante ao Domingão Aventura) e Histórias de Vida.

Na nova casa, Faustão terá a companhia de suas tradicionais bailarinas, que já participavam do Domingão, de seu filho João Guilherme, que estreia na televisão, e da jornalista Anne Lotterman, que apresentava a previsão do tempo do Jornal Nacional até ser convidada para participar do projeto.

Veja abaixo a agenda da semana do novo programa:

  • Segunda-feira - Pizzaria do Faustão
  • Terça-feira - Grana ou Fama
  • Quarta-feira - Dança das Feras
  • Quinta-feira - Na Pista do Sucesso
  • Sexta-feira - Churrascão do Faustão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.