PONTO FORA DA CURVA
REPRODUÇÃO/RECORD
Janine Borba e Celso Freitas no último Jornal da Record de 2021; telejornal cresceu enquanto rivais caíram
Apesar de 2021 ter sido um ano de notícias "repetidas", com mais desventuras de Jair Bolsonaro à frente do país e a pandemia de Covid-19 sem dar trégua à população, o Jornal da Record conseguiu crescer em audiência em relação ao ano anterior. É um ponto fora da curva na TV brasileira: os principais noticiários das outras emissoras perderam audiência no ano.
Segundo levantamento do Notícias da TV, o telejornal do horário nobre da Record fechou 2021 com média de 9 pontos na Grande São Paulo, um aumento de 1,1 ponto (ou 14%) em relação ao ano anterior, quando havia anotado 7,9. Como a audiência da TV aberta tem caído anualmente por causa da concorrência com o streaming, o crescimento chama a atenção.
Os principais concorrentes do JR registraram o movimento contrário: o Jornal Nacional, da Globo, caiu de 30 pontos em 2020 para 25,7 no ano passado, uma queda de 14%. Já o SBT Brasil perdeu dois décimos: de 5,8 para 5,6 pontos (um decréscimo de 3%).
Emissoras menores também viram o público fugir de seus telejornais: o Jornal da Band foi de 4,6 para 4,5 (queda de 1%), e o RedeTV! News teve a maior perda de audiência proporcional --31% dos espectadores pararam de ver o noticiário em 2021 (de 1,3 para 0,9 ponto).
No PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede as audiências das 15 principais regiões metropolitanas do país, os resultados foram similares: o JR cresceu de 7,4 para 8,3 --um aumento de 12%.
Com a crise no horário nobre da Globo e novelas com desempenho muito abaixo do esperado, o JN caiu 13%, de 27,8 para 24,1 pontos. O SBT Brasil foi de 5,4 para 5 (queda de 8%); o Jornal da Band passou de 2,9 para 2,6 (10% a menos); e o RedeTV! News perdeu dois décimos: de 0,9 para 0,7 --o que equivale a 27% do público do telejornal.
Na Grande São Paulo, o índice de 9 pontos representa o melhor resultado anual do JR desde 2016. No PNT, o sucesso vai ainda mais longe: o telejornal não alcançava uma audiência tão alta desde 2010.
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