Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELES PREFEREM ESQUECER

De homem-planta a vampiro: 7 atores de peso que tiveram papéis esdrúxulos

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira e Vera Fischer já interpretaram personagens ruins na Globo - DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira e Vera Fischer já interpretaram personagens ruins na Globo

REDAÇÃO

Publicado em 19/4/2018 - 5h16

Tarcísio Meira como homem-planta, Vera Fischer sentada o tempo todo e Gabriel Braga Nunes como um vampiro tosco. Esses três exemplos mostram que até mesmo os medalhões da TV precisam pagar contas e se sujeitam a papéis esdrúxulos na TV. Nem eles escapam de escalações para personagens que não fazem jus às suas trajetórias e talentos.

Por uma questão contratual, os figurões são obrigados a levarem o trabalho até o fim e são orientados a não emitirem opiniões negativas a respeito de seus papéis.

Vera Fischer, no entanto, não aguentou e soltou o verbo quando questionada sobre Irina, a cafetina que interpretou em Salve Jorge (2012). Depois de virar piada na internet por aparecer sentada em todas as cenas, ela criticou a novela de Gloria Perez. Como punição, passou cinco anos na geladeira da Globo.

Já no caso de Gabriel Braga Nunes e alguns outros atores, o problema não era exclusivamente o personagem, mas toda a trama em que atuaram.

Confira sete atores escalados para personagens esdrúxulos na TV: 

ALEX CARVALHO/TV GLOBO

O personagem Tarcísio Meira criou raízes, como uma planta, na novela Saramandaia (2013)

Tarcísio Meira
Tibério Vilar até tinha relevância na história de Saramandaia (2013), mas é estranho pensar que Tarcísio Meira, dono de papéis marcantes na TV, foi escalado para ser o homem-planta da novela fantástica. O personagem passou boa parte da novela sentado em uma poltrona e acabou criando raízes. Sim, raízes, como uma planta.

Tibério virou vegetal após se deprimir com os atos que cometeu no passado. Violento e prepotente, ele passou horas dormindo em sua poltrona e preso às memórias. Só conseguiu deixar de ser planta quando seus netos o reconectaram a Candinha (Fernanda Montenegro), o grande amor de sua vida.

RAQUEL CUNHA/TV GLOBO

A vidente Mercedes de O Outro Lado do Paraíso é interpretada por Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro
A própria Fernanda Montenegro, salvadora de Tarcísio em Saramandaia, também tem momentos esquecíveis na TV. Mas seu talento transcende até mesmo os personagens mal elaborados que têm sido designados a ela nos últimos tempos. E a vidente Mercedes de O Outro Lado do Paraíso é uma prova disso.

Mercedes não merecia ser interpretada por Fernanda Montenegro. A personagem é dona de poderes sobrenaturais, mas que apenas se manifestam quando é conveniente para a novela. Em diversos momentos, a vidente e curandeira poderia ter agido em prol de alguns personagens, e até mesmo em causa própria, mas o texto de Walcyr Carrasco para a personagem é recheado de incoerências. 

ALEX CARVALHO/TV GLOBO

Irina foi a personagem responsável por deixar Vera Fischer na geladeira por cinco anos

Vera Fischer
Um descuido de Gloria Perez e dos diretores Fred Mayrink e Marcos Schechtman fez Vera Fischer passar uma das maiores vergonhas de sua carreira: virar piada na internet por conta de sua personagem na novela Salve Jorge (2012).

A cafetina Irina, interpretada por Vera, passou meses sentada atrás de uma mesa e foi massacrada pelos internautas, que criaram a campanha "Levanta, Irina", pedindo para que a personagem aparecesse pelo menos uma vez em pé. Quando o pedido do público foi atendido, novamente a atriz virou motivo de piada.

Irritada, Vera declarou em entrevistas que a personagem não significava nada para sua carreira e que preferia não ter sido escalada para a novela. O resultado disso foram cinco anos de geladeira para a atriz. Em entrevista ao Notícias da TV, ela assumiu que errou ao criticar abertamente Salve Jorge e que pagou por isso.

REPRODUÇÃO/RECORD TV

Gabriel Braga Nunes foi o vampiro Taveira na trilogia Caminhos do Coração, da Record

Gabriel Braga Nunes
Entre mocinhos e vilões, Gabriel Braga Nunes é hoje um dos principais galãs de sua geração no casting da Globo. Mas, antes de atingir este patamar, precisou pagar o maior mico de sua carreira: o vampiro Taveira, da novela Caminhos do Coração.

A novela, uma das produções mais trash da TV brasileira, tinha diversos personagens com poderes esquisitos. E os clássicos vampiros também foram (mal) representados pelo texto de Tiago Santiago.

Taveira começou a trama como um delegado corrupto, mas ganhou caninos afiados após ser mordido por Dino (Guilherme Trajano). Até o famoso Drácula (Mário Frias) deu as caras na novela, provando que o Brasil é melhor do que a Transilvânia. 

REPRODUÇÃO/RECORD TV

Romulo Estrela era um mutante que cuspia fogo em Caminhos do Coração, da Record

Romulo Estrela
Antes de se tornar protagonista de Deus Salve o Rei, da Globo, Romulo Estrela também passou pelo mico Caminhos do Coração. Na trama da Record, ele interpretou Draco, um rapaz que conseguia emanar fogo pelas mãos e também pela boca, tal qual um dragão de Game of Thrones _mas com efeitos especiais piores. 

DIVULGAÇÃO/MULTISHOW

Luiz Fernando Guimarães em seu último trabalho na TV, a sitcom Acredita na Peruca 

Luiz Fernando Guimarães
Ainda muito lembrado pelo Rui, de Os Normais (2001-2003), Luiz Fernando Guimarães tenta emplacar outros projetos de humor na Globo desde que a série de Fernanda Young e Alexandre Machado foi cancelada.

Depois de fracassar com Minha Nada Mole Vida (2006-2007), Dicas de um Sedutor (2008) e Divertics (2013-2014), Guimarães foi tentar a sorte no Multishow, com a comédia Acredita na Peruca (2015). O ator interpretou Eleonora, uma mulher elitista e bem nascida, mas que tinha seus rompantes.

A sitcom era tão ruim, mas tão ruim, que não ganhou nova temporada (fato raro para as comédias do canal) e foi o último trabalho que Guimarães fez como ator na TV.

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Em seu primeiro trabalho na Record, Mayana Moura irá interpretar Satanás na novela Jesus

Mayana Moura
A novela Jesus ainda nem estreou na Record (está prevista para o segundo semestre), mas é previsível que Mayana Moura ficará marcada durante anos pelo personagem Satanás. Ela é quem atormentará o filho de Deus, papel designado a Dudu Azevedo, durante toda a trama bíblica.

Mayana não aparecerá de cara limpa. Uma caracterização especial é prevista, já que a Record pretende usar poucos efeitos especiais em suas aparições infernais.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.