'Sequestro' de sinal

TV de sindicato ameaça processar Globo e Band por 'sequestro' de imagens de Lula

Reprodução/TV Globo

Dilma Rousseff e Lula em imagem exclusiva da TVT que a Globo editou e exibiu sem autorização - Reprodução/TV Globo

Dilma Rousseff e Lula em imagem exclusiva da TVT que a Globo editou e exibiu sem autorização

DANIEL CASTRO - Publicado em 20/04/2018, às 05h37

Emissora mantida pelos sindicatos dos metalúrgicos do ABC e dos bancários de São Paulo, a nanica TVT está em pé de guerra com as poderosas Globo e Band. Acusa as duas redes abertas e seus canais de notícias de "sequestro" de sinal durante atos pró-Luiz Inácio Lula da Silva nos dias 6 e 7, horas antes de o ex-presidente se entregar à Polícia Federal.

A TVT já notificou as duas empresas de comunicação sobre o uso sem autorização de imagens. Seus advogados esperam agora uma retratação. Caso o pedido de desculpas não venha, o passo seguinte poderá ser uma ação judicial.

Abertamente defensora de Lula, a TVT foi a única emissora que captou e transmitiu ao vivo imagens de ato realizado em local aberto, próximo ao sindicato dos metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Temendo ser hostilizada por partidários do líder petista, a Globo só cobriu o acontecimento por meio de helicóptero.

A emissora, no entanto, usou pelo menos seis segundos de imagens do ato no SP1, seu telejornal das 12h, no dia 7. Nelas, Lula aparece ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, em plano fechado, em um ângulo impossível de se captar por helicóptero.

As imagens foram feitas no solo pela TVT, e a Globo usou um truque de edição que as recortou e eliminou o logotipo e a legenda da TV sindical. Não pediu autorização nem deu crédito.

O Jornal da Band e Jornal das Dez (GloboNews) se utilizaram do mesmo expediente. Em todos os casos, não houve nenhum crédito à dona das imagens.

Bandnews e GloboNews também reproduziram o sinal da TVT ao vivo. Esconderam legendas e logotipo da emissora lulista com seu material gráfico, mas deram crédito na maior parte do tempo.

REprodução/band

O Jornal da Band também usou imagens da TVT sem dar crédito à emissora sindical do ABC

O caso gerou revolta entre profissionais da TVT, que vivem cotidianamente a rivalidade entre "mídia alternativa" e "grande mídia". Na TV lulista, o assunto é tratado como roubo de imagens, já que, por lei, é necessário pedir ou pagar para usar imagens de terceiros. O site Diário do Centro do Mundo publicou um texto que se refere à TVT na primeira pessoa do plural acusando a Globo de "sequestrar" seu sinal.

Diretor de jornalismo da TVT, Luiz Parise lamenta que Globo e Band não tenham dado um simples telefonema pedindo autorização para usar as imagens _com o devido crédito. "A TVT nunca negou imagem a quem quer que fosse. E dar crédito é tão simples", diz.

A TVT é uma concessão de TV educativa (com limitações de alcance e de publicidade) outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, presidida por Paulo Vannuchi. O jornalista, também presidente do Instituto Lula, foi ministro dos Direitos Humanos de 2005 a 2010.

Com as imagens exclusivas das últimas horas de Lula livre, a TVT conseguiu repercussão digna de emissoras grandes. "A CNN usou [as imagens], a France Presse, a Associated Press. A gente correu o mundo", lembra Parise. As gigantes do jornalismo global deram o devido crédito.

Outro lado
A Band reconhece o erro, mas nega ter agido com intenções escusas. "Houve uma falha pontual no Jornal da Band, causada pela expansão da imagem. No entanto, a boa-fé da Band está claramente demonstrada no Bandnews, que exibiu as imagens creditadas", esclareceu em nota ao Notícias da TV.

Procurada, a Globo não se manifestou até a conclusão deste texto.


Colaborou GABRIEL SOUZA

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você gostou de Órfãos da Terra?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook