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JUMA NÃO AGRADOU

Com história brasileira demais, Pantanal decepciona na Argentina

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Alanis Guillen em Pantanal

Alanis Guillen como Juma em Pantanal (2022): sucesso no Brasil, remake vai mal na Argentina

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 27/5/2023 - 7h00

Maior sucesso do ano passado na TV brasileira, o remake da novela Pantanal (2022) tem decepcionado bastante na Argentina. Exibida no país pela rede Telefe, controlada pela Paramount, a trama de Benedito Ruy Barbosa fez a emissora perder a liderança de audiência em pleno horário nobre. O fato de ser uma história "brasileira demais" explica o índice abaixo do esperado.

Segundo dados do Kantar Ibope levantados pelo Notícias da TV, a produção protagonizada por Alanis Guillen e Jesuita Barbosa tem marcado 10 pontos de audiência na Grande Buenos Aires. Na última quinta (25), a produção registrou seu recorde negativo por causa de um feriado prolongado no país --anotou apenas 7,7 pontos.

A maior concorrência de Pantanal vem do game show Los 8 Escalones, exibido na rede El Trece. Por diversas vezes, o programa ultrapassou a novela. Na quinta, por exemplo, marcou 8,8 pontos no confronto contra a produção brasileira --que foi a única atração da Telefe a não ficar na liderança.

A média geral da novela é considerada regular, já que os índices argentinos seguem outro padrão para medir sucesso. Por lá, a TV por assinatura é bastante popular, com mais de 50% da população economicamente ativa tendo o serviço em casa. Jogos do Campeonato Argentino e da Libertadores chegam a passar dos 20 pontos só na transmissão fechada.

Pantanal era a principal aposta da Telefe para manter a alta audiência do Gran Hermano (o Big Brother argentino) --sempre acima dos 20 pontos durante os quase cinco meses em que ficou no ar. A Paramount investiu alto na compra da novela, driblando o interesse da Warner Bros. Discovery, que tem parceria com a Globo para exibir produções suas fora do Brasil.

Mas Pantanal não é considerado um fracasso. Outra novela brasileira se deu pior recentemente. No início do ano, a Telefe retirou do ar a novela bíblica Gênesis, da Record, por causa da baixa audiência. Os capítulos que não foram exibidos na TV acabaram na página da emissora na internet.

No entanto, a expectativa era de que Pantanal chegasse perto de ser o fenômeno Avenida Brasil (2012), mostrada na Argentina em 2014. O último capítulo foi exibido em um estádio lotado pela Telefe, tamanho o seu apelo popular junto ao público hermano.

Pantanal tem concorrência pesada

Jornalista especializado em TV da Argentina, Ricardo Amorim pontuou que existe uma grande diferença de visões dos executivos brasileiros em relação aos hermanos: as mudanças constantes na programação por causa dos resultados bons ou ruins de suas atrações.

"A televisão na Argentina é totalmente mutável e imediata. Se o ibope cair, e os 7,7 que [Pantanal] registrou nesta quinta por ser feriado lá se tornarem mais frequentes, a Telefe não vai ter piedade de tomar medidas mais drásticas, como enviar a novela para perto da meia-noite", afirmou ele.

Outro ponto sobre Pantanal na Argentina também tem a ver com o MasterChef, que é a maior audiência da Telefe hoje. Se mudar de horário, o reality culinário terá uma vida mais difícil, e a situação da TV pode piorar.

"Los 8 Escalones também tem seus méritos, e isso fica claro porque a Telefe ainda não teve coragem de inverter a grade atual, colocando Pantanal mais tarde. O MasterChef confrontaria com Los 8 Escalones, e a emissora da Paramount não quer arriscar o reality, que é o seu principal produto atualmente", concluiu Amorim. 


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