JUMA NÃO AGRADOU
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Alanis Guillen como Juma em Pantanal (2022): sucesso no Brasil, remake vai mal na Argentina
Maior sucesso do ano passado na TV brasileira, o remake da novela Pantanal (2022) tem decepcionado bastante na Argentina. Exibida no país pela rede Telefe, controlada pela Paramount, a trama de Benedito Ruy Barbosa fez a emissora perder a liderança de audiência em pleno horário nobre. O fato de ser uma história "brasileira demais" explica o índice abaixo do esperado.
Segundo dados do Kantar Ibope levantados pelo Notícias da TV, a produção protagonizada por Alanis Guillen e Jesuita Barbosa tem marcado 10 pontos de audiência na Grande Buenos Aires. Na última quinta (25), a produção registrou seu recorde negativo por causa de um feriado prolongado no país --anotou apenas 7,7 pontos.
A maior concorrência de Pantanal vem do game show Los 8 Escalones, exibido na rede El Trece. Por diversas vezes, o programa ultrapassou a novela. Na quinta, por exemplo, marcou 8,8 pontos no confronto contra a produção brasileira --que foi a única atração da Telefe a não ficar na liderança.
A média geral da novela é considerada regular, já que os índices argentinos seguem outro padrão para medir sucesso. Por lá, a TV por assinatura é bastante popular, com mais de 50% da população economicamente ativa tendo o serviço em casa. Jogos do Campeonato Argentino e da Libertadores chegam a passar dos 20 pontos só na transmissão fechada.
Pantanal era a principal aposta da Telefe para manter a alta audiência do Gran Hermano (o Big Brother argentino) --sempre acima dos 20 pontos durante os quase cinco meses em que ficou no ar. A Paramount investiu alto na compra da novela, driblando o interesse da Warner Bros. Discovery, que tem parceria com a Globo para exibir produções suas fora do Brasil.
Mas Pantanal não é considerado um fracasso. Outra novela brasileira se deu pior recentemente. No início do ano, a Telefe retirou do ar a novela bíblica Gênesis, da Record, por causa da baixa audiência. Os capítulos que não foram exibidos na TV acabaram na página da emissora na internet.
No entanto, a expectativa era de que Pantanal chegasse perto de ser o fenômeno Avenida Brasil (2012), mostrada na Argentina em 2014. O último capítulo foi exibido em um estádio lotado pela Telefe, tamanho o seu apelo popular junto ao público hermano.
Jornalista especializado em TV da Argentina, Ricardo Amorim pontuou que existe uma grande diferença de visões dos executivos brasileiros em relação aos hermanos: as mudanças constantes na programação por causa dos resultados bons ou ruins de suas atrações.
"A televisão na Argentina é totalmente mutável e imediata. Se o ibope cair, e os 7,7 que [Pantanal] registrou nesta quinta por ser feriado lá se tornarem mais frequentes, a Telefe não vai ter piedade de tomar medidas mais drásticas, como enviar a novela para perto da meia-noite", afirmou ele.
Outro ponto sobre Pantanal na Argentina também tem a ver com o MasterChef, que é a maior audiência da Telefe hoje. Se mudar de horário, o reality culinário terá uma vida mais difícil, e a situação da TV pode piorar.
"Los 8 Escalones também tem seus méritos, e isso fica claro porque a Telefe ainda não teve coragem de inverter a grade atual, colocando Pantanal mais tarde. O MasterChef confrontaria com Los 8 Escalones, e a emissora da Paramount não quer arriscar o reality, que é o seu principal produto atualmente", concluiu Amorim.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.