NÃO AGUENTOU
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Boninho em participação na novela A Dona do Pedaço; diretor deixa a Globo no fim do ano
DANIEL CASTRO e LUCIANO GUARALDO
Publicado em 13/9/2024 - 17h49
Atualizado em 13/9/2024 - 18h17
O diretor de gênero J. B. Oliveira, o Boninho, está de saída da Globo. Responsável pelos realities da emissora, como o bem-sucedido Big Brother Brasil e o fracassado Estrela da Casa, ele deixará a emissora no fim do ano, após 40 anos como contratado. Rodrigo Dourado, diretor do BBB, assumirá o cargo do seu mentor.
O Notícias da TV apurou com altas fontes na emissora que o fracasso do Estrela da Casa foi fundamental para a demissão do diretor. Se o reality musical fosse um sucesso de audiência e de repercussão, o desfecho da negociação com Boninho seria bem diferente, informam.
A notícia foi confirmada pela própria Globo em comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira (13), com direito a homenagem feita por Amauri Soares, diretor da TV Globo e dos Estúdios Globo.
Soares chegou a propor um novo contrato para o marido de Ana Furtado, no qual ele deixaria de ser uma figura dos bastidores e assumiria uma presença na frente das câmeras --algo que ele já tinha experimentado como jurado do Show dos Famosos, no Domingão. Assim, o veterano seguiria na Globo, mas com menos poderes. Seria uma maneira de não deixar um executivo experiente migrar para alguma emissora ou plataforma concorrente.
Boninho preferiu se afastar de vez da emissora e buscar novos desafios. Em post no Instagram, ele agradeceu a Globo pela história que construiu lá e se mostrou animado pelos próximos passos, que prometeu revelar em breve. Também afirmou deixar "seu amor" para ser usado no BBB 25, em janeiro do ano que vem --a primeira temporada sem seu envolvimento.
Como a reportagem havia publicado há dois anos, a situação do diretor na emissora era complicada. Considerado um chefe de gênero forte --algo que ele mesmo nunca negou--, Boninho era uma pessoa difícil de se trabalhar. Nos últimos anos, ele acumulou fracassos, como o Mestre do Sabor (2019-2021) e a volta do No Limite, do qual acabou afastado na última temporada.
Em fevereiro deste ano, um novo episódio jogou contra a permanência do diretor. Ele foi responsável pela transmissão do Carnaval, afastando o Jornalismo da emissora e escalando influenciadores que nada entendiam da folia para cobrir o Anhembi e a Sapucaí. As críticas foram muitas, mas Boninho preferiu ignorá-las e deu um show de arrogância ao ser confrontado.
Em rápida conversa com a revista Veja, ele nem tentou disfarçar que pouco se importa com a opinião popular. "Eu sou o diretor, estou amando tudo. Não estou nem aí para as críticas", disparou, sem papas na língua. A declaração foi vista com maus olhos nos corredores da emissora, como se o público não valesse nada para os chefes da TV.
Veja o post de despedida de Boninho:
"Chegou a hora de voar solo. Depois de 40 anos sendo TV Globo, decidi seguir outros caminhos. Confesso que o plano era me aposentar nessa empresa que faz parte de quem eu sou e grande incentivadora da minha paixão. Mas, aos 62 anos, é exatamente a paixão que tenho, que está mais forte que nunca, que me motivou a topar os novos desafios que surgiram. Sigo louco por fazer televisão e animado com as possibilidades que estão em meu futuro."
"Então, mesmo tendo uma proposta carinhosa da Globo para seguirmos juntos, decidi seguir para novos rumos, com desafios que a posição que estava nem sempre me permitia. Uma decisão que a Globo acolheu de forma gentil, como aliás, sempre foi nossa relação. Ah, TV Globo, eu te amo demais. Siga sendo essa potência de talento, de coragem, de inovação, de sucesso."
"Nem sei como será o Big Boss sem vocês, mas estou empolgado para descobrir. Eu sigo espectador e torcedor. Estaremos sempre juntos! Aliás, ainda estamos: entrego o Estrela da Casa, que estou amando fazer, e deixo meu amor no projeto para usarem no BBB 25, que vai ser lindo! Ah, meu BBB."
"Depois venho me despedir com calma. Só agradeço a vocês, aos meus parceiros de jornada, e a família Marinho, por toda confiança. Não é um adeus, é um até logo. Nossa, quanta história. A Globo faz parte de quem eu sou e grande incentivadora da minha paixão. E é exatamente a paixão que tenho, que está mais forte que nunca, que me motivou a topar novos desafios."
"Agradeço demais por nossa história, pela proposta carinhosa para seguirmos juntos, e também pelo respeito e compreensão de minha decisão. Só tenho orgulho e saio com a certeza que juntos fizemos história, com um entretenimento que emocionou, divertiu e fez parte da vida de milhões de pessoas."
"E é com a empolgação que vivi nesses anos todos que saio para esse próximo passo, com a certeza que nossos realities estão sob o cuidado de um profissional que admiro, que vi crescer e que foi meu parceiro de diversão por quase 25 anos: Dourado, escreva agora uma nova história de nosso Big. Siga arrebentando, e se divertindo, como sempre fizemos. Até logo, Globo."
Confira também a mensagem de Amauri Soares na íntegra:
"Companheiros dos Estúdios Globo, após 40 anos de atuação, Boninho está encerrando seu ciclo na Globo."
"Boninho tem história profissional que fala por si. Desde 1984, quando chegou à Globo, Boninho ajudou a criar e produziu dezenas de programas, shows, especiais e festivais. Clip Clip foi o primeiro. Depois vieram os clássicos clipes para o Fantástico, Hollywood Rock, Free Jazz, Rock in Rio, Especial Amigos, Show da Virada, Especial Roberto Carlos e Carnaval Globeleza, entre outros."
"Foi diretor de programas como TV Colosso, Angel Mix, Caldeirão do Huck, Vídeo Show, TV Xuxa, Estrelas, Tamanho Família, Domingão do Faustão, Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes, É de Casa e Caldeirão com Mion. E foi um dos criadores do canal Multishow."
"Nos últimos 25 anos, Boninho liderou o Big Brother Brasil, o que rendeu o apelido de Big Boss. Liderou também os realities No Limite, Popstar, The Voice, Mestre do Sabor e outros. Showrunner experiente e apaixonado por televisão, Boninho será sempre lembrado como um dos grandes da Globo."
"Eu ainda tentei mantê-lo conosco, num novo modelo, atuando como talento do vídeo. Mas Boninho não aceitou. Preferiu seguir atuando como criador, agora de forma independente."
"O novo diretor do gênero Reality será Rodrigo Dourado. Com 22 anos de Globo, Dourado é prata da casa e foi formado aqui nos Estúdios pelo próprio Boninho, desde que migrou do Jornalismo."
"Rodrigo Dourado atua no Big Brother Brasil desde a primeira edição e dirige o reality há 20 anos. Profissional experiente e altamente capacitado, Dourado dirigiu também No Limite, Fama, Estrelas, The Voice, Hipertensão e O Jogo."
"A transição na Direção do Gênero Reality começa agora e vai até o final do ano. Boninho, como diretor, ainda conclui a entrega da temporada do Estrela da Casa, em exibição, e o Especial Roberto Carlos."
"A direção do Carnaval, que estava com Boninho, passa para o Gênero de Música, com Joana Thimoteo e equipe."
"O desenvolvimento da nova temporada do BBB, que será exibida a partir de janeiro de 2025, já fica sob a liderança de Rodrigo Dourado e seu time."
"Em nome de toda a equipe dos Estúdios Globo e da TV Globo, eu agradeço ao Boninho pelos anos de parceria e criação conjunta. Também desejo muito sucesso nas novas iniciativas que ele planeja para o futuro."
"Para o Dourado, desejamos que tenha, como diretor do gênero Reality, o mesmo sucesso que teve nos programas que liderou até aqui. E, para isso, ele terá o apoio de todos nós."
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.