Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SÉRIES DOCUMENTAIS

CNN Brasil despenca com Evaristo Costa e toma 'goleada' da GloboNews no Ibope

REPRODUÇÃO/CNN BRASIL

Evaristo Costa, com camisa azul e terno escuro, apresenta seu programa na CNN Brasil

Evaristo Costa em seu programa na CNN Brasil; canal de notícias perde audiência com o ex-Globo

GABRIEL PERLINE

Publicado em 9/6/2020 - 5h47

Contratado a peso de ouro pela CNN Brasil, Evaristo Costa ainda não mostrou resultados satisfatórios em sua segunda semana no ar. No último domingo (7), o programa CNN Séries Originais fez o canal de notícias perder mais da metade dos telespectadores, além de levar uma "goleada" de sua principal concorrente, a GloboNews, que chegou a registrar uma audiência seis vezes maior.

De acordo com os dados consolidados do Ibope, a CNN elevou seus índices a 0,3 pontos no Painel Nacional de Televisão (PNT), equivalente a 78,1 mil domicílios, na faixa vespertina de domingo. Mas no período em que Evaristo esteve no ar, entre  19h20 e 21h47, o canal fechou com média de 0,1 ponto --ou 26,05 mil domicílios em todo o país.

Nesta mesma faixa horária, a GloboNews abriu uma larga vantagem, oscilando entre 0,4 e 0,6 pontos, mas fechando com média de 0,5 no PNT.

Em um domingo agitado no cenário político mundial, com manifestações contra Jair Bolsonaro em diversas cidades do Brasil e os atos antirracistas nos Estados Unidos, a CNN Brasil teve 12 horas de programação ao vivo, dedicada a maior parte à cobertura desses eventos, sobretudo nas faixas matinal e vespertina.

Analisando exclusivamente os índices registrados na praça Grande São Paulo, houve momentos em que a CNN Brasil chegou a superar a GloboNews. Ao total, foram 142 minutos não consecutivos à frente de sua principal concorrente. Mas nas outras 14 que compõem o PNT, os resultados não foram empolgantes.

Enquanto se dedicou à cobertura dos fatos quentes, a CNN se manteve na briga pela audiência. Mas quando decidiu relaxar e "fechar a lojinha", abriu espaço para que a concorrência atropelasse sua programação fria, abastecida com os documentários do CNN Séries Originais. Nem mesmo a praça de São Paulo salvou a faixa noturna.

Evaristo Costa foi a primeira contratação de porte anunciada pela CNN Brasil, mas sua estreia foi adiada inúmeras vezes pelo fato de o canal ter sido oficialmente inaugurado em plena pandemia do novo coronavírus.

O noticiário quente foi o principal empecilho para a estreia do CNN Séries Originais, que teve sua primeira edição exibida somente em 31 de maio --mais de dois meses após a CNN Brasil iniciar suas operações. Mas as crises política e sanitária mostram que ainda não era o momento de Evaristo Costa entrar em cena para arrefecer a programação.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.