SÉRIES ORIGINAIS

Evaristo Costa finalmente estreia na CNN Brasil após dois meses de espera

Zé Paulo Cardeal/Divulgação

Evaristo Costa posa para fotógrafos no evento de lançamento da CNN Brasil, em São Paulo, em 9 de março

Evaristo Costa no evento de lançamento da CNN Brasil, em São Paulo, em 9 de março; estreia foi adiada

DANIEL CASTRO - Publicado em 22/05/2020, às 13h05 - Atualizado em 27/05/2020, às 13h05

[Atenção: Após a publicação deste texto, a CNN Brasil adiou a exibição do documentário Coronavírus: Como a Ciência Vai Vencê-lo?. Em seu lugar, irá ao ar no dia 31 material especial sobre a pandemia no Rio de Janeiro.]

A estreia do “CNN Séries Originais” segue com a exibição do primeiro episódio da série de documentários “Os anos Bush”, produção da CNN americana que revela detalhes da história de uma das mais poderosas e influentes famílias do mundo.

Com dois meses de atraso, Evaristo Costa finalmente estreia na CNN Brasil. O "grande" acontecimento está marcado para o próximo dia 31, um domingo, às 19h. Diretamente de Londres, onde vive, Evaristo vai comandar o programa semanal CNN Séries Originais, com documentários. O jornalista volta ao ar quase três anos após deixar a Globo e a apenas quatro dias do aniversário do anúncio de sua contratação pelo canal de notícias, em 4 de junho do longínquo 2019.

Evaristo deveria estrear na CNN Brasil em 22 de março, mas a pandemia do novo coronavírus atropelou o planejamento. Douglas Tavolaro, CEO do canal, temia ter que interromper a atração com Breaking News, uma notícia urgente --e o risco era altíssimo, dada a temperatura do noticiário.

Achatada a curva gigantesca de consumo de hard news relacionada ao coronavírus, chegou a vez de Evaristo Costa deixar o autoexílio e voltar à TV. Na estreia, não fugirá ao vírus. Parte do programa será ocupada pelo documentário nacional Coronavírus: Como a Ciência Vai Vencê-lo?, produção da CNN Brasil que registra a jornada de cientistas na busca de uma vacina eficaz contra a Covid-19.

Evaristo também apresentará Os anos Bush, da CNN americana, com a história da família que fez um senador, dois governadores e dois presidentes dos Estados Unidos e foi protagonista de importantes acontecimentos, como a Guerra do Golfo, a Guerra do Iraque e os atentados de 11 de Setembro.

O formato é idêntico ao americano CNN Original Series, uma espécie de Globo Repórter da CNN, mas com temas políticos e globais, igualmente caracterizado pelo capricho com a imagem. Nos estúdios da CNN de Londres, Evaristo Costa fará as "cabeças", como são chamados os textos introdutórios, e narrará os acontecimentos mostrados. Ele também gravará nas ruas da cidade.

Neste domingo (24), Evaristo compartilhou a primeira chamada de seu programa. "Agora vai", escreveu o jornalista. Confira:

Carisma e sucesso nas redes sociais

Em junho de 2017, Evaristo Costa abriu mão do ambicionado posto de apresentador do Jornal Hoje para viver um projeto familiar de morar na Inglaterra. Popular nas redes sociais, o jornalista passou a investir em vídeos bem-humorados e a ganhar dinheiro com publicidade nas redes sociais. Atualmente, tem quase 8 milhões de seguidores no Instagram.

Há um ano, cedeu ao assédio das emissoras brasileiras (principalmente do SBT) e fechou com a CNN Brasil. Para tê-lo em seu elenco, o canal de notícias teve de ceder às suas exigências, ou seja, oferecer infraestrutura para ele gravar em Londres e permitir que ele continue explorando sua imagem em campanhas publicitárias, prática que foge ao padrão da CNN e de boa parte dos veículos de jornalismo. Para quebrar a norma, a CNN Brasil o contratou como apresentador de entretenimento.

Daniel Castro
DANIEL CASTRO transformou a coluna de Televisão da Folha de S.Paulo na mais relevante do país durante sua passagem pelo jornal, entre 1991 e 2009. Trabalhou no Notícias Populares (1995-96) e R7 (2009-13). E-mail: dcastro@noticiasdatv.com

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias