Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TIZUKA YAMASAKI

Cineasta abre baú da sofrência e combate preconceito: 'Segregação existe'

FOTOS: DIVULGAÇÃO/CANAL E!

A cineasta Tizuka Yamasaki posa durante evento do canal E!

Cineasta Tizuka Yamasaki vai dirigir programa sobre preconceito contra nipo-brasileiras

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 21/1/2023 - 6h35

Aos 73 anos, Tizuka Yamasaki vai revirar suas próprias feridas no novo programa que dirigirá para o canal pago E!: Mulheres Asiáticas. A atração tem previsão de começar a ser gravada em abril e estreará no segundo semestre deste ano com as histórias de brasileiras que cresceram sem representatividade no país. "É uma oportunidade de a gente falar sobre essa segregação que existe", diz a cineasta.

Para Tizuka, é necessário mostrar que muita gente sofre com isso. O programa será apresentado por Jacqueline Sato e também retratará o lado positivo, buscando quebrar preconceitos criados como o de que mulheres nipo-brasileiras são submissas e todas iguais.

"Que vejam a gente não apenas como china e japa, mas vejam que a gente tem currículo, sentimento e compromisso com uma cultura milenar que muito contribuiu aqui com o Brasil", declara a veterana, que completa:

Se fala muito sobre preconceito de pessoas de pele preta, indígenas e, às vezes, até quando a pessoa é branca demais. E a coisa dos orientais passa batido. Então, é como se não existisse. Eu lembro que falavam que japonês não tem problema nenhum, porque japonês é como se fosse um segmento da população que passasse isento desse preconceito.
Jacqueline Sato

Jacqueline Sato vai apresentar Mulheres Asiáticas

Ela também lembra como isso a marcou na infância. "Na verdade, quando a gente é criança, a gente sente muito isso. Me chamavam de china e japa, e eu não entendia porque eu era brasileira, nunca tinha saído do Brasil."

Tizuka e Jacqueline Sato mostrarão na primeira temporada de Mulheres Asiáticas a multiplicidade das nipo-brasileiras. As duas vão abordar o movimento de "dessilenciamento". "Crescemos orientadas a não incomodar, mas a gente se incomoda", reforça Tizuka.

Na série, cada episódio trará duas mulheres asiáticas, compartilhando suas experiências. O objetivo é fazer o público entrar no universo delas e descobrir como enfrentam os desafios da ancestralidade, da cultura e de suas características físicas.

Mulheres Asiáticas foca também em acabar com estereótipos e piadas que só reforçam a sensação de não pertencimento que essa parcela de brasileiros enfrenta. Nas próximas temporadas, as nipo-brasileiras sairão de cena para a atração retratar pessoas de origens diferentes, como coreanas, chinesas, indianas e tailandesas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.