Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NÃO TERMINA?

Cade irrita Globo com inquérito sem fim sobre monopólio no Esporte

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Luis Roberto na Globo

Luís Roberto é o principal narrador da Globo: emissora se incomoda com inquérito do Cade

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 8/5/2023 - 7h00

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) renovou na última terça-feira (2), por mais 60 dias, um inquérito administrativo que investiga o suposto monopólio da Globo nas transmissões esportivas. O problema é que a ação está parada desde maio de 2021, sem novidades. A enrolação tem irritado a emissora nos bastidores. 

O Notícias da TV apurou que a Globo está tranquila com a alegação de monopólio, mas tem se irritado com as sucessivas renovações do inquérito que não trazem novidades. Internamente, circulava uma explicação de que o caso não era encerrado por causa do governo Jair Bolsonaro, encerrado em dezembro.

Agora, entende-se que o Cade apenas está prolongando o caso para encontrar alguma questão que possa causar danos à empresa. Com a nova renovação, o inquérito investigativo fica no conselho até julho, quando será decidido pelo seu arquivamento ou pela sua renovação por mais 60 dias. 

"Tendo em vista as especificidades do setor, o volume de informações constantes dos autos, as demais circunstâncias do caso concreto e a necessidade de complementação da instrução realizada, faz-se necessário tempo adicional para que os elementos trazidos aos autos possam ser analisados com a profundidade necessária e esperada", diz o documento que justificou a renovação do inquérito.

A decisão não traz mais detalhes sobre os motivos de o processo estar parado. A última movimentação do caso ocorreu em 14 de maio de 2021, quando a Globo respondeu ao Cade sobre o assunto e questionou a duração extensa do inquérito.

Segundo a emissora, a atual direção do Cade apenas ressuscita um velho assunto que já foi investigado várias vezes e sobre o qual nada teria sido encontrado contra a Globo. O órgão ignorou os argumentos e já renovou o processo outras quatro vezes, sem inserir novos elementos. 

Procurado desde a manhã de sexta-feira (5) pelo Notícias da TV, o Cade não respondeu aos contatos da reportagem. 

A briga Cade x Globo

O Cade começou a averiguação de um possível monopólio esportivo da Globo em 2019. Inicialmente, tratava-se de um inquérito para esclarecer a suposta desvantagem do contrato do Fortaleza com a atual Warner Bros. Discovery para o Brasileirão. Em 2020, porém, o conselho transformou o caso em investigação contra a Globo. 

Clubes alegaram receber menos dinheiro da Globo por terem fechado com a Warner. A emissora argumentou que essa questão já estava esclarecida numa investigação feita pelo próprio Cade em 2016. O órgão seguiu com o inquérito mesmo assim e tentou correr atrás até de acordos sobre torneios de vôlei.

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) chegou a defender a emissora, afirmou que a Globo é a única que cumpre os contratos com a modalidade e que não vê monopólio. O mesmo ocorreu com outros clubes de futebol consultados pelo Cade.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.