Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ONIPRESENTE

Bruno Montaleone se desdobra para provar versatilidade na TV, cinema e streaming

Divulgação/Carlos Sales

Bruno Montaleone coloca a mão no queixo e faz carão em ensaio

Bruno Montaleone em foto de divulgação; ator aparece em plataformas diferentes ao mesmo tempo

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 20/7/2023 - 6h40

Bruno Montaleone tem vivido uma fase de onipresença em diferentes plataformas: está no ar como Ivan na novela Amor Perfeito, como Ian Clarke no filme Perdida e também como a versão adulta de Fabrício na série De Volta aos 15. "Poder testar e provar essa versatilidade e ter uma sequência de trabalhos tão diferentes uns dos outros têm sido motivo de satisfação e alegria", valoriza o ator de 27 anos em entrevista ao Notícias da TV.

O artista estreou na TV em Malhação - Seu Lugar no Mundo (2015). Depois, emendou papéis em O Tempo Não Para (2018), O Outro Lado do Paraíso (2017) e ganhou ainda mais destaque como o polêmico Matheus de Verdades Secretas 2 (2021).

O fim da política de contratos fixos na Globo fez com que Montaleone procurasse oportunidades em outros lugares. "Acho que é um movimento natural. Há vantagens e desvantagens em ter contrato de exclusividade. A vantagem é a estabilidade, a desvantagem é nem sempre estar disponível para outros bons projetos", analisa.

"Mas estou gostando também de passear pelas plataformas, estou tendo ótimas oportunidades de me experimentar em diferentes personagens e me sentindo bem realizado profissionalmente. No fim, para os atores em geral, espero que isso signifique mais trabalho e mais gente trabalhando, porque sabemos como o mercado pode ser seleto e fechado por vezes", completa.

Bruno explica que não tem dificuldade de "desapegar dos personagens", o que facilita na hora de interpretar papéis completamente opostos --como aconteceu ao "migrar" do modelo de book azul do folhetim de Walcyr Carrasco para o cavaleiro do século 19 no filme da Disney.

"Assim que um novo papel aparece, como foi com o Ian, acontece uma imersão e foco total em todo o contexto daquele para quem nos doamos no momento. Fora que cinema tem um tempo de preparo e não é obra aberta, então você consegue ter plena consciência de quem está interpretando com começo, meio e fim. Sair de um personagem tão diferente para outro até ajuda, porque existe a sensação de ser preenchido por novos estímulos."

No caso do Matheus pro Ian, não apenas eles eram totalmente diferentes, mas a história, a época e toda a ambientação, tudo mesmo. Poder testar e provar essa versatilidade e ter essa sequência de trabalhos tão diferentes uns dos outros têm sido motivo de satisfação e alegria.

Mesmo no ar em duas produções de época, Montaleone também consegue diferenciar Ian de Ivan, seu papel na novela das seis da Globo --e a distinção vai muito além de uma letra V no nome. "São zero parecidos, isso foi bom. Não havia nenhum risco de eles soarem semelhantes. Acho muito legal, muda bastante o registro de um trabalho pro outro. Ian é um cavalheiro, protetor, justo, sensível. Ivan é quase o oposto (risos)", compara.

Divulgação/Star Distribution

Giovanna Grigio e Bruno Montaleone em pôster de Perdida

Giovanna Grigio e Bruno Montaleone em filme

Príncipe encantado em Perdida

Bruno também conta como se preparou para viver Ian Clarke, o protagonista da adaptação de Perdida. O ator teve de encarar, por exemplo, aulas de etiqueta e dança para incorporar o "príncipe" de Sofia (Giovanna Grigio).

"Li livros da saga que contavam bem o presente e o passado do personagem. Eu já sabia montar a cavalo, o que me faltava era a experiência de um criador, o dia a dia na fazenda, cuidando dos bichinhos, entendendo a relação de fato que Ian criara com seus cavalos. É um personagem complexo", afirma.

Mas o artista não teve dificuldades para se adequar ao século 19: "Claro que é desafiador, mas parte da nossa preparação é buscar referências. Eu fico louco para aplicá-las, sabe? É bom quando o elenco se reúne pra trocar, porque acabamos incorporando coisas uns dos outros, o que enriquece o filme".

O intérprete ainda teve a ajudinha dos figurinos da época para entrar no personagem. "São eles que nos transportam diretamente para aquela fantasia, é impressionante. Só de vestir o figurino você já se move diferente, sua postura muda. Até o jeito de falar, eu diria", explica.

Bruno ainda é só elogios para a parceira de cena, Giovanna Grigio. Os dois receberam críticas positivas pela química no filme. "A Gi é uma baita atriz e ótima parceira de trabalho. Ela não precisa ter preocupação de soar séria para mostrar o quão dedicada está para com a história e com a personagem. Nós dois combinamos muito nesse sentido, somos muitos brincalhões, quanto mais gente tinha do elenco junto, maior era a risada", relembra.

O ator revela que foi alvo de uma pegadinha da colega nos bastidores das gravações. "A Giovanna tem um álbum das minhas 'sonecas de príncipe'. Um set de gravação pode ser muito cansativo, e até um príncipe precisa tirar os seus cochilos. Juro, a Gi retratou cada um deles. Claro, nas posições mais diversas, de figurino... Enfim, eu já espero que qualquer dia ela me dê essa trollada e poste. É bom já estar preparado", brinca.

REPRODUÇÃO/NETFLIX

Bruno Montaleone saindo do chuveiro em série

Bruno Montaleone como Fabrício na série

Galã em De Volta aos 15

O ator também causou furor nas redes sociais ao aparecer só de toalha numa cena inspirada em De Repente 30 (2004) na segunda temporada da série da Netflix, na qual faz a versão adulta de Fabrício --interpretado por João Guilherme Ávila na fase adolescente.

Na segunda leva de episódios, Montaleone aparece em dois futuros opostos: num casamento conturbado com Luiza (Mariana Rios) e num noivado feliz com Anita (Camila Queiroz). Ele admite que não esperava tanta torcida para que a protagonista fique mesmo com Fabrício.

"Adorei a parceria do Joel [Antônio Carrara/Gabriel Stauffer] com a Anita [Maisa Silva na versão de 2006] e fiquei realmente fiquei surpreso com a galera shippando Fabrício com Anita. Acho que ela pode encaixar bem com os dois, depende de qual realidade eles caírem. Mas confesso que estou adorando ver a galera na internet torcendo pelos casais, é muito bom ver que a gente conseguiu gerar essa ansiedade positiva nos fãs."

O artista também comenta suas expectativas para a terceira temporada, confirmada pela Netflix nesta semana: "Espero que, não só o Fabrício, mas todos as personagens tenham um futuro feliz. E a Anita que se cuide para resolver isso (risos)".

Foi bem fofo ver o Fabrício todo feliz casado com a Anita. Ele não estava rico, com o trabalho dos sonhos, mas lembro que a sensação que eu tentava passar naquelas breves cenas era de que ele tinha 'ganhado na loteria', se casando com uma paixão da sua adolescência.

Além da próxima temporada da série com viagem no tempo, Montaleone também aparecerá em mais um projeto na Netflix. Ele contracenará com Giovanna Lancellotti no filme O Lado Bom de Ser Traída.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.