Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AVANÇO A PASSOS LARGOS

Boicotado, Globo de Ouro tenta se redimir ao premiar diversidade racial e de gênero

REPRODUÇÃO/SBT

A atriz MJ Rodriguez olha séria em cena da série Pose

MJ Rodriguez em Pose; atriz trans, negra e latina foi premiada no Globo de Ouro no domingo (9)

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 10/1/2022 - 18h01

Boicotado sob acusações de racismo, o Globo de Ouro tentou se redimir na edição de 2022 realizada neste domingo (9), quando premiou uma maior diversidade racial e de gênero. Michaela Antonia Jaé Rodriguez, a MJ Rodriguez, foi coroada melhor atriz em série de drama e se tornou a primeira mulher trans a conquistar uma estatueta na cerimônia. Atores negros, um coreano e até um filme japonês tiveram vez neste ano.

Antigamente, o Globo de Ouro era considerado um dos termômetros para o Oscar e para o Emmy. Atualmente, entretanto, é visto como uma premiação amaldiçoada e uma grande piada devido ao boicote de artistas provocados por décadas de nomeações bizarras e de comportamento racista da HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood), responsável pelo prêmio.

A crise da cerimônia começou em janeiro de 2021, quando uma reportagem do jornal Los Angeles Times revelou que a HPFA não contava com membros negros há mais de 20 anos.

Além disso, o grupo também foi alvo de um escândalo de "jabás" quando foi tomado conhecimento de que as equipes de algumas produções pagavam viagens extravagantes aos votantes ou conseguia eventos exclusivos com astros em troca daquela lembrança amiga na hora de escolher seu ator ou filme favorito.

No centro da polêmica estava Emily em Paris, da Netflix, cuja produção bancou a votantes viagens à França. Coincidentemente, a série foi indicada em várias categorias do Globo de Ouro.

Além desta questão, a premiação sempre criou alguns obstáculos para premiar obras e artistas estrangeiros ao ter categorias arbitrárias. Um exemplo é a categoria de melhor filme em língua estrangeira, que torna possível filmes pequenos de países fora dos Estados Unidos concorrerem com produções norte-americanas faladas em um idioma não-inglês.

Apesar de não ter sido exibida pela TV, os vencedores foram divulgados em tempo real nas redes sociais. Alguns dos premiados podem ter tido um grande sinal de reconhecimento de seus talentos, ao mesmo tempo em que há chances de terem sido usados apenas como um "token", uma forma do Globo de Ouro buscar voto de confiança da classe artística e do público.

Com aceno à diversidade, Will Smith, que é negro, foi eleito o melhor ator em filme dramático por sua atuação em King Richard: Criando Campeãs (2021). A também negra Ariana DeBose conquistou o prêmio de melhor atriz coadjuvante por Amor, Sublime Amor (2021).

O longa japonês Drive My Car (2021) levou o melhor filme estrangeiro. Em inglês e da Disney, Encanto (2021) faturou a melhor animação, mas com uma história sobre a Colômbia. Com enredo sobre negritude e um elenco majoritariamente negro, The Underground Railroad foi considerada pela crítica como melhor série antológica.

Os destaques da noite ficaram mesmo para Mj Rodriguez, a primeira mulher trans a faturar um Globo de Ouro; e Oh Yeong-su, que se tornou o primeiro ator coreano na premiação por seu papel de vilão em Round 6, fenômeno da Netflix. 

Para correr atrás do prejuízo, a HFPA aceitou 21 novos membros no ano passado, sendo seis deles negros, para melhorar a questão da diversidade da premiação. A mudança bastante necessária parece ter surtido efeito na cerimônia de 2022, mas o prestígio terá que ser reconquistado com o tempo e com o resultado dos próximos anos. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.