Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Morre em hospital público o humorista Batoré, aos 61 anos, vítima de câncer

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Imagem de Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré

Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, em entrevista ao podcast Ticaracaticast; humorista tinha 61 anos

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 10/1/2022 - 17h46
Atualizado em 10/1/2022 - 19h06

O humorista Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, morreu nesta segunda-feira (10), aos 61 anos. O artista enfrentava um câncer e fez carreira com o personagem no humorístico A Praça é Nossa, exibido semanalmente pelo SBT. 

"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lamenta informar que o paciente Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, faleceu nesta segunda-feira (10) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pirituba [zona norte de SP]. Os devidos esclarecimentos médicos foram repassados à família", informou a administração municipal ao Notícias da TV.

Em entrevista ao Domingo Espetacular, realizada em 2020, Ivanildo explicou a origem do nome Batoré, seu principal personagem: "Era viciado em ler gibis. Então, peguei o 'Ba' de Batman, 'To' do Thor e 'Ré' de 'rédiculo', aí ficou Batoré. Depois de três anos e meio, quando o personagem estava estourado, aí fui me lembrar que batoré é a forma como chamamos os baixinhos no Nordeste".

Na década de 1990, o personagem conquistou êxito durante a participação no programa comandado por Carlos Alberto de Nóbrega. Em 2003, Nogueira foi demitido da atração e ficou sem falar com o apresentador durante 15 anos.

Neste período, Nogueira seguiu como humorista e também atuou na novela Velho Chico (2016), como o personagem delegado Queiroz. Em 2019, o comediante retornou a atração do SBT.

No ano passado, Nogueira foi processado por Antonia Fontenelle. A apresentadora pediu uma indenização de R$ 110 mil por danos morais, uma retratação pública e a exclusão de um vídeo no qual era xingada de "rapariga" e ameaçada de agressão física pelo humorista.

Ao longo da sua trajetória, o artista também esteve presente na política. Ele foi vereador de Mauá, na Grande São Paulo, pelo Partido Progressistas.

O SBT divulgou, no início da noite desta segunda, uma nota de pesar em que lembrava as origens do humorista, que queria ser jogador de futebol e acabou na TV como figurante de A Praça É Nossa antes de conquistar um espaço no programa com seu personagem mais famoso. Confira:

"É com profundo pesar que o SBT lamenta o falecimento de Ivan Gomes, o Batoré, nesta segunda-feira (10), em decorrência de complicações causadas por um câncer. Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento de Pirituba, zona oeste de São Paulo.

Pernambucano da cidade de Serra Talhada, Ivan sonhava em ser jogador de futebol, mas a veia cômica falou mais alto e, com o talento nato, fazia sucesso em pequenas apresentações na cidade de São Paulo.

A oportunidade na televisão veio com um número criado por ele: Gol em Câmera Lenta, que apresentou nos programas Viva a Noite e Show de Calouros. Logo, encontrou uma oportunidade para fazer figuração em A Praça É Nossa, no final dos anos 1980, como o garçom do bar lateral que compunha o cenário do humorístico.

Em 1993, mostrou para Carlos Alberto de Nóbrega um personagem criado por ele, o Batoré, um singelo e pacato sertanejo que contava causos de sua vida em São Paulo, com sua peculiar camisa florida, o tênis azul e cabelos bem penteados. O bordão 'ah para, ô' exaltava o momento mais divertido de suas histórias.

O sucesso veio a partir das primeiras aparições, e quase 30 anos depois, continuava em alta fazendo shows e participações em todo o país. O personagem também gravou um disco com a música-tema, Você Pensa que É Bonito Ser Feio?

Como ator, Ivan também esteve na primeira temporada de Cine Holliúdy e na novela Velho Chico, ambas da TV Globo, fez humorísticos na Record e participou da série Os Exterminadores do Além, ao lado de Danilo Gentili, veiculado pelo SBT em 2021, tendo sido este seu último trabalho na TV.

O SBT se solidariza com a família de Ivan, que deixa os filhos Ivann e Alexandra, com todo o público que sempre aplaudiu Batoré, e com seus colegas e amigos de A Praça É Nossa, e pede a Deus que os conforte neste momento difícil."

Confira as últimas publicações de Ivanildo Gomes Nogueira:

Confira vídeo sobre a morte do humorista:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.