QUANDO COMEÇA?
DIVULGAÇÃO/GLOBO
Jesuíta Barbosa como Joventino em Pantanal: próxima novela das nove vira problema na Globo
Pantanal virou um problema para a Globo, que não informa qual é a nova data de estreia da novela das nove --antes alardeada para 14 de março. Por causa de dificuldades para gravar cenas que são consideradas primordiais para o remake, existe a possibilidade de Um Lugar ao Sol ser espichada até a primeira semana de abril.
O alto número de contágio de Covid-19 entre membros da produção, além de afastamentos devido ao vírus da influenza, é o atual maior inimigo do próximo folhetim do horário nobre. Mesmo com cronograma para gravar de segunda a sábado nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, os trabalhos ainda não avançaram ao ponto que a direção preestabeleceu.
Após adiar a estreia em duas semanas, o novo esticamento de Um Lugar ao Sol em mais uma semana passou a ser discutido. Com isso, a história de Juma (Alanis Guillen) passaria a dar o ar da graça em 4 de abril.
Segundo apurou o Notícias da TV, isso é possível com uma nova manobra que prejudicará ainda mais a novela de Lícia Manzo. Com edição e redução dos capítulos, principalmente, aos sábados, Um Lugar ao Sol teria que render mais seis dias à força.
Desde 15 de janeiro, a atual novela das nove já vem sendo sacrificada para a produção de Pantanal ganhar tempo. Pelo menos um bloco por dia da edição original é suprimido. Essa medida vai continuar, pelo menos, até o início de março.
Até o momento, Pantanal tem aproximadamente 40% de suas cenas totais gravadas em externas. Todas foram executadas no Mato Grosso do Sul, em locações praticamente idênticas (quando não são as mesmas) às da versão original produzida pela extinta Manchete (1983-1999). Os trabalhos foram realizados ao longo de quatro meses, de setembro a dezembro do ano passado.
Divulgação/tv globo
Cena de Pantanal gravada no MS em 2021
O grande problema são as cenas que precisam ser feitas em estúdios, no gigantesco MG4, que complementam as gravações no Mato Grosso do Sul.
Os ajustes nos roteiros ocorrem todos os dias, com algumas gravações derrubadas de última hora quando atores "positivam" no exame para Covid-19. Muitos só descobrem a doença devido aos rígidos protocolos impostos, pois chegam para trabalhar normalmente quando estão assintomáticos.
Outras pequenas indefinições também atrasam os trabalhos. Por exemplo, a Globo ainda não escolheu quem vai cantar a música de abertura da novela --que será a mesma canção usada em 1990 pela Manchete, composta por Marcus Vianna. Um novo cantor será escalado, e a direção deseja alguém com alta popularidade e alcance.
Por fim, a emissora acompanha de perto a situação da Covid-19 para bater o martelo e correr com os trabalhos quando a novela já estiver no ar. A definição da data do primeiro capítulo precisa ser feita ainda neste mês por questões comerciais. Assinada por Bruno Luperi, Pantanal deverá ter entre 160 e 180 capítulos.
Procurada pelo Notícias da TV, a Globo enviou o seguinte comunicado: "Assim como todas as empresas, a Globo está acompanhando diariamente a evolução da nova variante da Covid, atuando de maneira criteriosa e tomando medidas necessárias, tendo a segurança e a saúde de todos como prioridade sempre. A estreia de Pantanal, que segue gravando adotando todos os protocolos, ainda está sendo definida. Enquanto isso o público segue acompanhando Um Lugar ao Sol".
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.