Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CASO DE JUSTIÇA

Band acabou com Videocassetadas do Faustão após ameaça de processo

DIVULGAÇÃO/BAND

Faustão na Band

Faustão na Band: ameaça de processo fez apresentador acabar com as Videocassetadas após 33 anos

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 6/3/2023 - 7h00

Não foi apenas uma questão de audiência que fez Faustão e a Band decidirem cancelar as Videocassetadas após 33 anos. Autores de alguns dos vídeos exibidos no ano passado ameaçaram processar a emissora. Além de acabar com o quadro na TV, a equipe do programa de Fausto Silva --que volta ao ar nesta segunda (6)-- precisou retirar todo o conteúdo às pressas das redes sociais e plataformas digitais.

Segundo apurou o Notícias da TV, não houve ação na Justiça. A produção soube que uma notificação extrajudicial chegou à Band, enviada por empresas que vendem o conteúdo, principalmente dos Estados Unidos. Outros avisos sobre violação de direitos autorais foram dados por meio do canal no YouTube.

O conteúdo foi removido às pressas para evitar que a plataforma derrubasse outros vídeos de Faustão no YouTube, perdendo, assim, todo o trabalho postado desde o início da trajetória. O canal do apresentador ajuda nas vendas com patrocinadores e tem mais de 120 milhões de visualizações. Por dia, cerca de 25 mil pessoas veem o seu programa pelo player do Google.

No segundo semestre do ano passado, equipe de mídia digital da Band recebeu a ordem de tirar tudo de Videocassetadas do canal do Faustão. Houve uma força-tarefa para que os vídeos fossem apagados, e as lives diárias precisaram sofrer alterações.

Quando Faustão mostrava na TV os momentos engraçados para o público, a transmissão no YouTube pulava para a próxima atração, e a live na internet ficava adiantada em relação à televisão.

Para evitar todo esse trabalho, optou-se por limar as Videocassetadas este ano. No lugar, Faustão vai usar vídeos que viralizaram na internet pelo Brasil, como no TikTok, por exemplo.

Procurada para falar sobre o problema, a Band apenas confirmou que o quadro não retornará ao programa.

A história das Videocassetadas

As Videocassetadas estavam no ar desde março de 1989, quando Fausto Silva foi contratado pela Globo e passou a comandar o Domingão do Faustão (1989-2021). Com o advento das fitas e filmadoras pelo mundo no fim do anos 1980, o apresentador e a emissora apostaram em vídeos caseiros que apresentavam pessoas ou animais em situações constrangedoras.

As Videocassetadas não nasceram como um produto brasileiro. Vídeos caseiros de pessoas caindo, animais tendo atitudes malucas e divertidas e acidentes acontecendo (desde incêndios a queda de um bolo de aniversário, por exemplo) já eram materiais para programas só sobre isso nos Estados Unidos, como Totally Hidden Video, Candid Camera e America's Funniest Home Videos.

Tanto que grande parte das Videocassetadas exibidas no Faustão eram importadas dos Estados Unidos --a produtora Vin Di Bona Productions era uma das principais fornecedoras nos anos 1980 e 1990.

Em 2011, a Globo começou a aceitar e a estimular que os telespectadores enviassem seus vídeos online pelo site oficial do programa. Em 2016, Fausto Silva foi homenageado pelo festival Risadaria, em São Paulo, e chegou a dizer que a emissora não gostava das Videocassetadas, mas não podia negar que elas davam audiência. "O pessoal não gosta, mas aquela porra dá audiência há 25 anos", disse ele na ocasião, segundo reportagem do UOL.

Na Band, o quadro abria o programa de Faustão e foi lançado como algo diário. Com as mudanças na atração e cortes de tempo, as cassetadas ficaram mais raras no segundo semestre.



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.