ETARISMO
LOURIVAL RIBEIRO/SBT
Rosi Campos em A Caverna Encantada, do SBT; mulheres como a atriz são maior público da novela
Aos 71 anos, a atriz Lucinha Lins foi às redes sociais reclamar da falta de convites para séries e novelas. O humorista Castrinho, de 84, também lamentou que as oportunidades para veteranos estejam cada vez mais escassas. Esse processo de esquecimento de grandes nomes sempre existiu, mas hoje soa ainda pior --especialmente quando 44% dos espectadores que assistem à televisão aberta, de acordo com dados do Kantar Ibope, são pessoas com 50 anos ou mais.
Em 1950, Crepúsculo dos Deuses já trazia Gloria Swanson (1899-1983) na pele de uma atriz de filmes mudos que havia sido esquecida por Hollywood. Mais de sete décadas depois, não é incomum ouvir de intérpretes mais experientes que já perderam alguma chance por causa das "mudanças tecnológicas" –ou melhor dizendo, dos números nas redes sociais.
A própria Globo hoje utiliza o número de seguidores do elenco de suas produções para vendê-las junto ao mercado publicitário. Juntos, os protagonistas de Mania de Você contam com milhões deles --o que não se traduz necessariamente em audiência.
A emissora até vê com bons olhos os milhões de visualizações que a novela acumula nas redes sociais, mas ainda não encontrou um jeito de monetizar efetivamente esse alcance. Os números do Ibope ainda têm um peso muito maior no faturamento do que os do TikTok.
Os próprios grupos de discussão que a emissora promove para ouvir os telespectadores mostram a encruzilhada em que a TV aberta se encontra. Em Mania de Você, o autor João Emanuel Carneiro percebeu a partir deles que uma das soluções para driblar a crise de audiência seria dar mais destaque para personagens que curiosamente estão na mão de veteranos --Moema, de Ana Beatriz Nogueira (57 anos); e Nahum, de Ângelo Antônio (60).
Uma visão estratégica que Walcyr Carrasco já tinha em Terra e Paixão (2023), que cresceu no Ibope justamente quando os personagens de Gloria Pires (61), Tony Ramos (76) e Eliane Giardini (72) ganharam destaque.
A impressão é de que a TV aberta está tão desesperada em conquistar um novo público, focando nos mais jovens, que está se esquecendo de seus principais telespectadores. O SBT, por exemplo, tem dedicado a sua faixa noturna a tramas infantis --as quais passaram inúmeras semanas entre as mais assistidas na Netflix.
Mas, como o Notícias da TV já havia mostrado, o público que acompanha A Caverna Encantada na TV aberta é majoritariamente composto por mulheres com mais de 60 anos. Uma conta que fica, a cada dia, mais difícil de fechar.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.