Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRIO DE FERRO

Terra e Paixão prova que TV erra e muito ao relegar veteranos ao esquecimento

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Gloria Pires como Irene à esquerda, Tony Ramos como Antônio no centro e Eliane Giardini como Agatha à direita em cena de Terra e Paixão

Gloria Pires, Tony Ramos e Eliane Giardini em Terra e Paixão: veteranos dominam novela

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 9/1/2024 - 21h00

Walcyr Carrasco é um dos poucos autores que escreve papéis de destaque para veteranos. Com Terra e Paixão, o autor colocou três atores com mais de 60 anos no centro da história. Tony Ramos (Antônio), Gloria Pires (Irene) e Eliane Giardini (Agatha) dominaram a novela das nove da Globo --provando que a televisão brasileira erra ao se esquecer de seus nomes mais experientes.

Aos 75 anos, Ramos carregou boa parte do folhetim nas costas. O intérprete contornou limitações no texto e no roteiro, evitando que Antônio La Selva tivesse uma nota só --de um homem amargurado, de outro tempo, que não mede esforços para colocar as mãos nas terras de Aline (Barbara Reis).

O artista não só deu outros contornos ao personagem como brilhou nos poucos "respiros" que recebeu ao longo da trama. Ele foi elogiado --por público e crítica-- pelas sequências em que o produtor rural aparece debilitado pelos chás envenenados de Agatha.

Eliane foi a "craque do jogo" ao entrar na novela na UTI (Unidade Terapia Intensiva) e dar conta, com uma mão nas costas, das reviravoltas mais rocambolescas de Carrasco e Thelma Guedes.

Agatha ajudou a movimentar não só a história principal, mas também mexeu com diversos coadjuvantes --como Petra (Debora Ozório), Luigi (Rainer Cadete), Angelina (Ines Viana) e Hélio (Rafael Vitti).

A atriz de 71 anos impediu que a antagonista ganhasse ares de "desenho animado", como na cena em que conta à enteada que gosta de andar pela casa de madrugada por ser a hora "dos ladrões e dos assassinos". 

Ela também lavou a alma do público ao ser responsável pelos primeiros castigos de Antônio e Irene. Mesmo morta há um mês, a mãe de Caio (Cauã Reymond) tem flashbacks mais relevantes do que boa parte dos personagens. 

Aos 60 anos, Gloria Pires tinha apenas uma peruca e uma sonho: atazanar boa parte do elenco de Terra e Paixão. A artista, sem qualquer surpresa, deu conta dos momentos mais insólitos --como a troca de tiros em que Irene e Antônio destruíram boa parte da mansão dos La Selva.

Ela vai ter a chance de mostrar ainda mais o seu alcance dramático com o destino infeliz da megera. Culpada pela morte de Daniel (Johnny Massaro), Irene vai enlouquecer aos poucos e até sequestrará o filho de Graça (Agatha Moreira), em uma sequência digna de Nazaré Tedesco.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.