Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FORA DOS PLANOS

Após perder Copa do Mundo e Libertadores, Globo fica sem a Fórmula 1

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O narrador Galvão Bueno no cenário da Fórmula 1 na Globo

Galvão Bueno é a voz da Fórmula 1 na Globo: categoria está fora dos planos da emissora em 2021

REDAÇÃO

Publicado em 27/8/2020 - 17h51

Dona dos direitos de transmissão da Fórmula 1 no Brasil desde 1981, a Globo deixará de mostrar as corridas da principal categoria do automobilismo a partir do ano que vem. O contrato com a Liberty Media, empresa responsável por negociar as exibições, vence no final deste ano e não foi renovado. Nos últimos meses, a emissora rompeu acordos com entidades ligadas ao esporte e perdeu direitos de eventos como a Copa do Mundo 2022 e a Libertadores 2020.

Segundo a revista Meio & Mensagem, a Globo já avisou aos patrocinadores da Fórmula 1 que a próxima temporada não será mais transmitida pela emissora a partir do ano que vem.

Atualmente, as provas são patrocinadas por Santander, Cervejaria Petrópolis, Nivea, Renault e TIM. Cada cota de patrocínio da F1 na Globo foi negociada por R$ 98,950 milhões, segundo o valor de tabela, que costuma sofrer descontos de até 30% nas negociações. Considerando o valor cheio, em 2020, a emissora faturou R$ 494,7 milhões com a categoria.

Nos últimos meses, Globo e Liberty Media negociaram a renovação do contrato, mas não conseguiram chegar a um valor em comum. A emissora não aceitou pagar o valor pedido pela empresa norte-americana, fez outras propostas, mas não houve acordo.

Assim como acontece com a Copa do Mundo e a Libertadores, os direitos da Fórmula 1 são negociados em dólar, moeda que teve forte valorização frente ao real no decorrer do ano. Desde o início da pandemia, com cortes nas verbas publicitárias e queda de receitas, a Globo passou a renegociar direitos de transmissão e rescindir contratos.

A não renovação da F1 também afeta as transmissões de treinos livres e reprises da Fórmula 1 no SporTV, do Grupo Globo. As provas da atual temporada continuam sendo exibidas normalmente pela emissora e pelo canal fechado. No domingo (30), às 10h10 (horário de Brasília), acontece o GP da Bélgica, com exibição da emissora para todo o Brasil.

Um dos candidatos para a compra dos direitos da Fórmula 1 em 2021 é a Rio Motorsports, que venceu a licitação para construir o novo autódromo do Rio de Janeiro. A empresa adquiriu os direitos de transmissão da MotoGP, em março, e repassou aos canais Fox Sports. Até o ano passado, a MotoGP era exibida pelo SporTV.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.