Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXCLUSIVO

Após oito anos, Globo deixa de exibir partidas da NBA; Band negocia acordo

DIVULGAÇÃO/NBA

Nikola Jokic no Denver Nuggets

Nikola Jokic, do Denver Nuggets: Globo deixará de transmitir a NBA após oito anos; TNT Sports também sairá

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 1/6/2023 - 6h55

Após oito anos, a Globo não vai mais exibir partidas da NBA (National Basketball Association), a principal liga de basquete do mundo. A última transmissão ocorreu no SporTV na segunda-feira (29), com o jogo sete da final da conferência leste, vencida pelo Miami Heat no embate com o Boston Celtics. Além do maior conglomerado do país, a TNT Sports também deixará o torneio. O Prime Video assumirá o pacote.

Segundo apurou o Notícias da TV, a Globo sequer abriu negociações para renovar com a liga para a temporada 2023/2024, que começa em outubro. O último vínculo foi assinado em uma parceria com a cervejaria Budweiser. Se houvesse interesse de ter partidas no SporTV, a NBA estava disposta a conversar --o que não aconteceu.

Hoje, a Globo entende que a NBA não é mais um produto interessante para o seu canal de esportes da TV paga. Recentemente, a emissora comprou eventos variados, como os da WSL (World Surf League); melhorou o seu contrato para o vôlei brasileiro; renovou para ter grandes torneios de tênis, como Roland Garros; e trouxe de volta o NBB (Novo Basquete Brasil), o Campeonato Brasileiro da modalidade.

O pacote de 45 partidas da NBA vendido para a Globo no último ano tinha sido negociado pela cervejaria, que era parceira de mídia da liga desde 2021. Outras plataformas, como a TNT Sports e o streamer Gaulês, também vão deixar de transmitir. O contrato será assumido pelo streaming da Amazon, que vai passar a pagar mais caro para ter basquete no catálogo.

A única indefinição diz respeito à TV aberta. A NBA deseja manter a visibilidade de uma rede nacional. A prioridade da liga é seguir na Band, que tem boa cobertura e a fama de "canal do esporte". Uma conversa existe e vai se intensificar nas próximas semanas. Caso não haja entendimento financeiro, a RedeTV! é o plano B. A NBA pretende acertar isso até agosto.

Com isso, três empresas passarão a ter a NBA a partir da próxima temporada. Além de uma TV aberta a definir (entre Band e RedeTV!) e a Amazon, a NBA tem um contrato longo com a ESPN, válido até 2025, que assegura ao canal da Disney a exibição das finais exclusivas no Brasil em plataformas pagas.

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo confirmou sua saída da NBA. A TNT Sports diz que a Warner Bros. Discovery, sua controladora, não comenta o assunto no momento. A liga de basquete não comenta assuntos contratuais de seus parceiros.

A história da NBA na Globo

A Globo quase ficou de fora da NBA já no ano passado. A história da emissora com a liga começou em 2015, em um pacote de 97 jogos comprado para o SporTV. A ideia da NBA era se popularizar no mercado brasileiro com a ajuda da Globo, o que aconteceu.

A TV aberta, no entanto, só mostrou um jogo de finais da NBA, compilado em um compacto de 15 minutos em 2017. No entanto, até 2022, a liga tinha espaço em seus telejornais e programas esportivos, que são os mais assistidos pelo público.

Mas, desde 2020, a Globo diminuiu a participação na NBA na programação. No ano passado, a empresa fez um pacote menor, assinado na última hora, após críticas à transmissão da Amazon. Foram apenas 45 jogos exibidos durante todo o ano. 

TUDO SOBRE

Globo

NBA

SporTV


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.