Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

EXCLUSIVO!

Técnico do Flamengo vai à Justiça contra Neto após ser acusado de racismo

REPRODUÇÃO/FLAMENGO E BAND

Jorge Sampaoli no Flamengo e Neto na Band

Jorge Sampaoli e Neto: técnico do Flamengo processa Neto por acusação de racismo ao vivo na Band

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 12/5/2023 - 7h00
Atualizado em 12/5/2023 - 13h12

Atual técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli foi à Justiça contra o ex-jogador Neto, apresentador da Band. O ex-comandante de clubes como Santos e Atlético Mineiro quer que o ídolo do Corinthians explique uma acusação de racismo que fez contra ele no programa Os Donos da Bola de 18 de abril, durante sua passagem pelo time do litoral paulista. Neto será intimado nos próximos dias. 

O Notícias da TV teve acesso em primeira mão ao caso, que corre no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Sampaoli pediu que Neto seja intimado pelo juiz do caso para que ele preste esclarecimentos sobre os motivos que o fizeram acusar o técnico de preconceito racial. 

Na oportunidade, Neto também vai poder se retratar em juízo e se comprometer a explicar o assunto na TV. Representante do técnico Rubro-Negro, o advogado Raphael Fisori, do Amorim & Fisori Advogados Associados, adiantou que os próximos passos da ação vão depender do que Neto disser. 

"Essa ação que nós entramos serve para dar embasamento para uma futura queixa-crime, um processo de indenização ou até mesmo uma retratação. Então, geralmente, os advogados entram com esse pedido para que o declarante compareça até o tribunal e dê as explicações dos motivos de ele ter falado ou alegado o que foi dito", explicou Fisori à coluna.

"Neto vai precisar explicar se ele quis mesmo dizer aquilo ou não. Ele pode se retratar em juízo também", concluiu o advogado. A Justiça já designou a juíza Alessandra Regina Ramos Rodrigues Bisognin para cuidar da ação. Ainda não há uma data para Neto prestar os esclarecimentos sobre o caso. 

O que aconteceu entre Sampaoli e Neto?

No último dia 18, quando comentou a contratação de Jorge Sampaoli no Flamengo, Neto afirmou ser contra a volta do técnico ao futebol brasileiro. Segundo ele, o ex-atacante Serginho Chulapa disse em conversa com ele que o argentino teria tratado mal Sebastião Martins Oliveira Júnior, mais conhecido como Arzul, atual preparador de goleiros do Santos. Neto deu a entender que houve racismo.

"Ele [Jorge Sampaoli] foi racista no Santos, nunca cumprimentou ninguém, nunca falou português: 'Por favor, não, senhor, me desculpe…'. Esse baixinho, idiota. Isso aí é uma vergonha, pinto pequeno, não sabe nada de bola. É uma vergonha o Flamengo contratar um cara desse", disse no programa Os Donos da Bola. 

Mais tarde, no mesmo dia, Neto voltou a falar do assunto no programa Baita Amigos, do canal pago BandSports: "Um cara que trata mal o Arzul, que é negro. E que é igual a mim, que é igual a você e que é um ser humano incrível. Esse cara, o Jorge Sampaoli, fazia o Arzul ficar fora do vestiário. Ele fez muitas pessoas contratadas antes dele perderem o emprego. Esse cara é nojento. Nunca tratou bem ninguém". 

"No Santos, o Serginho Chulapa, eu não sei se foi n'Os Donos da Bola ou no Baita Amigos, falou o que ele fez com as pessoas. Ele disse: 'Neto, eu ia dar uma cabeçada nele'. Ele acaba com funcionários, ele acaba com a vida das pessoas no esporte. E tem gente que paga pau para ele", concluiu. 

'Não tô nem aí para ele', diz Neto

Ao Notícias da TV, Neto disse que só ficou sabendo da ação após ser procurado pela reportagem. "Eu não sei [o que houve]. Eu disse a verdade. O Chulapa e todos do Santos falam isso", se defendeu o ídolo do Corinthians.

Mesmo com a ação de Sampaoli, Neto demonstrou não se importar com o que o argentino pretende fazer: "Eu não sei e também não estou nem aí pra ele".

Após a publicação da reportagem, Neto falou nesta sexta (12) sobre o assunto na edição do dia de Os Donos da Bola. Ele pediu publicamente que Arzul e o próprio Serginho Chulapa sejam suas testemunhas de defesa no caso. 

"Para todo mundo que sabe que o Jorge Sampaoli tá me processando, não tem problema nenhum. Uma coisa de que eu não tenho medo é processo. Que, por sinal, Arzul, ele te chamou. Ele fez racismo com você. Você tem que me ajudar. Porque eu defendi você. Eu defendi os negros", disse ele.

"Agora, se você ou o Chulapa, ou quem quer seja aí do Santos, não quiserem me ajudar, tá tudo bem. O meu advogado faz isso e faz muito bem. Todo mundo no futebol sabe quem ele é", completou o ex-jogador. 

Veja o vídeo que causou a ação judicial:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.