Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO CANAL BRASIL

Após entrevistar Bolsonaro, Monica Iozzi lança programa para explicar política

DIVULGAÇÃO/CANAL BRASIL

A apresentadora Mônica Iozzi de blusa e terno pretos, dedo indicador na bochecha, olhando para cima, fazendo bico com a boca, em frente a fundo branco

Mônica Iozzi em foto de divulgação de novo programa, que estreia nesta segunda (14) no Canal Brasil

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 14/3/2022 - 6h35

Monica Iozzi ganhou fama na TV como repórter do CQC (2008-2015), na Band. Ela cobria política em Brasília e toda semana entrevistava parlamentares no Congresso Nacional --entre eles, Jair Bolsonaro, que se tornou presidente do Brasil em 2018. A apresentadora deixa escapar certo remorso ao se lembrar disso, mas tem um novo projeto para falar e explicar sobre política: ela estreia nesta segunda (14) o programa Fale Mais Sobre Isso, Iozzi, no Canal Brasil. 

A atração tem intenção de ser como uma "roda de conversa numa mesa de bar", segundo Monica, só que com papos cabeça. A cada episódio, ela recebe convidados famosos, entre artistas e intelectuais, para debater temas relacionados à política. 

Ao longo de 13 episódios, o programa traz conversas sobre assuntos como os três poderes, partido político, democracia, impostos, corrupção e religião na política. 

"Sempre tive vontade de fazer programa que falasse sobre política. Desde os tempos do CQC, sempre senti um desinteresse muito grande por política, por dois motivos principais. Ou as pessoas eram totalmente descrentes, achavam que político é tudo bandido, melhor ficar longe, ou por desconhecimento mesmo, de não entenderem como as instituições funcionam, o que um vereador faz, o que o Congresso faz", explica ela.

"Quis juntar as duas coisas, falar de um jeito que as pessoas entendessem as engrenagens básicas e falar sobre o futuro da política, a importância de a gente se interessar por isso. Os convidados tiveram cuidado de falar de um jeito fácil, acessível pra todo mundo", complementa.

No episódio de estreia, Monica conversa com Fábio Porchat, Leandro Karnal e Majur sobre o que é política, expondo desde as ideias de pensadores da Grécia antiga até concepções dos tempos atuais. 

Também participam desta primeira temporada nomes como Marcelo Adnet, Pedro Bial, Djamila Ribeiro, Marina Silva, Supla, Luis Lobianco, Samantha Schmutz e o cantor Falcão. Ainda assim, Monica não ficou totalmente satisfeita com seu elenco. Gostaria de ter tido convidados indígenas e pessoas um pouco mais pendentes ao neoliberalismo e à direita --mas não muito. 

"Quando a gente começou a pensar no programa, tinha quase um desespero de deixá-lo o mais eclético possível. Nunca pensei em dar voz a pessoas que trabalham com extremos. Já passei por essa experiência entrevistando nosso presidente e não foi muito interessante. Mas eu queria trazer pessoas de diferentes espectros políticos. Gostaria de ter tido pessoas com pensamento econômico mais voltado pro neoliberalismo, por exemplo, mas tive dificuldade de encontrar pessoas que estivessem dispostas a falar", revela.

"Gostaria de ter conseguido um pouquinho mais [de diversidade], a gente tentou muito. A ideia do programa não é ser nem um pouco panfletário, é dar espaço pra tudo, exceto pra discurso de ódio", define. 

Política em ano eleitoral

Em outubro deste ano, brasileiros irão às urnas para votar para presidente, senador, deputados e governador. Monica acredita que seu novo programa pode ser de muita utilidade para que o público entenda mais sobre políticas e tome decisões melhores na hora de escolher representantes. 

"Acho ótimo estrearmos esse programa em ano de eleição. A ideia é atrair as pessoas para o tema político e de repente melhorar o debate para as eleições. Pode ser pretensioso, mas essa é a minha esperança. Se as pessoas se aproximarem da política, entenderem um pouco mais e tiverem mais esperança, quem sabe não votam melhor. Sei que minhas expectativas são muito altas, mas a gente tem que ter esse olhar de esperança", diz Monica. 

Fale Mais Sobe Isso, Iozzi irá ao ar às segundas-feiras, às 21h45, no Canal Brasil. Os três primeiros episódios já estarão disponíveis para assinantes de Globoplay + Canais Globo na plataforma de streaming nesta segunda. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.