Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

STREAMING PODE?

Após dispensar atores fixos, Globo 'libera geral' para concorrentes

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Gkay com uma blusa rosa e um casaco cinza em uma foto postada em seu Instagram

Gkay: influenciadora tem contrato com a Netflix, mas participa da Dança dos Famosos

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 27/4/2022 - 6h15

A Globo baixou uma nova regra para a participação de famosos contratados por plataformas de streaming em seus programas. Agora, atrações que contam com entrevistas, como o Altas Horas e o Domingão com Huck, podem receber sem restrições nomes que fazem trabalhos para concorrentes do Globoplay. O único porém fica para formatos de reality show que contem com convidados fixos.

A partir deste ano, apenas um contratado de rivais do Globoplay no streaming podem aparecer por formato. Será assim no Show dos Famosos, por exemplo, caso a produção queira contar com alguém da concorrência. 

A regra já foi colocada em prática na Dança dos Famosos, que conta com a influenciadora digital Gessica Kayane, a GKay. A jovem tem contrato com a Netflix, para a qual realiza trabalhos como atriz em filmes e séries dedicados ao público jovem.

Segundo apurou o Notícias da TV, a orientação para as produções de programas de entrevistas é que se evite falar das séries e dos trabalhos que alguma atriz ou ator faz fora da Globo. Um exemplo: Lázaro Ramos pode ser chamado para falar sobre um lançamento de filme ou algum outro assunto, mas não sobre o andamento de seus trabalhos no Prime Video. Isso só mudará caso ocorra alguma ação comercial específica.

A Globo, que sempre foi muito rígida quanto à participação de astros da concorrência em sua grade, precisou se adaptar por conta do novo modelo de negócios adotou nos últimos anos. Para contenção de custos, a emissora dispensou grande parte do seu elenco fixo e passou a fechar acordos por obra.

Nem mesmo medalhões como Antonio Fagundes e Juliana Paes escaparam dessa nova prática. Como não pode mais obrigar atores a irem aos programas para honrarem seus contratos, a Globo optou por essa nova prática de "liberar geral". Do contrário, poderia ficar sem nomes interessantes.

A única mudança que não ocorreu envolve a participação de contratados de outras emissoras de TV. Para alguém do SBT aparecer em um programa da Globo, por exemplo, precisa existir a liberação da empresa da qual o nome faz parte. Mas, se isso ocorrer, a rede líder também o receberá sem problemas.

Atualmente, as plataformas de streamings têm investido mais em contratos com atores. Recentemente, por exemplo, a HBO Max contratou nomes que fizeram carreira na Globo, como Camila Pitanga, Marina Moschen, Alice Wegmann e Daniel de Oliveira. Já a Netflix tem Alessandra Negrini em seu elenco, enquanto o Prime Video assinou com Ingrid Guimarães.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.