Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUCIANA BARRETO

Âncora da CNN coloca o dedo na ferida em podcast identitário: 'Necessário e urgente'

REPRODUÇÃO/CNN BRASIL

Imagem de Luciana Barreto no CNN Nosso Mundo

Luciana Barreto no CNN Nosso Mundo; jornalista aprofunda temas identitários no podcast Entre Vozes

Além das cinco horas diárias no Novo Dia e do comando do Nosso Mundo, a jornalista Luciana Barreto retoma o trabalho do podcast Entre Vozes. No programa de áudio, que conta com novos episódios a partir desta terça-feira (9), a âncora da CNN Brasil coloca o dedo na ferida em temas identitários e complexos da sociedade.

"É difícil trabalhar para falar sobre racismo, transfobia, desrespeito ao meio ambiente, diversidade em empresas e tantos outros temas que são indigestos, que sempre alguém se sente atacado, mas é fundamental, necessário e urgente", ressalta Luciana ao Notícias da TV.

No podcast, a jornalista aprofunda temáticas que não encontram espaço de maneira geral nos canais de notícias, que focam nas coberturas de política e economia: "É muito difícil explicar uma questão complexa em 20, 30 segundos. As notícias soltas precisam de análise, aprofundamento. Preciso perguntar para o meu telespectador: 'Como você pode ficar alheio a uma barbaridade, um horror?'".

"O brasileiro precisa estar sensibilizado. Não dá para você dar uma notícia solta sem fazer um questionamento, sem ficar horrorizado, sem dar a dimensão do horror para o telespectador", complementa a jornalista.

Se estamos no topo da transfobia, é porque realmente nutrimos um ódio por pessoas transexuais. Se temos milhares de casos anuais de racismo, é porque somos um país racista. São pautas negligenciadas e indigestas, pois são temas que boa parte da população não quer ouvir.

Nesta temporada, a atração conta com 12 episódios, que abordam temas como o risco do vício em pornografia, a presença (ou não) da diversidade nas empresas listadas na Bolsa de Valores, a forma como pessoas negras são tratadas como suspeitas por autoridades, entre outros.

"Temos episódios muito mais aprofundados. Por exemplo, uma pauta pouco explorada: tratamos no episódio sobre o caminho do lixo eletrônico. Como estes resíduos de países ricos vão parar nas ruas de países pobres da África. Travestido como forma de ajudar a inclusão tecnológica, esse lixo vai parar nas ruas. Trazemos a complexidade desta temática", destaca.

Reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo, Luciana apresentou o projeto ao canal de notícias logo na sua chegada: "Sempre tive essa veia do ativismo muito intensa, sempre souberam disso e me contrataram sabendo disso".

Os episódios do Entre Vozes são disponibilizados toda terça-feira, no site da CNN Brasil e nas plataformas de áudio.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.