VOLTOU ATRÁS
Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga assumiu que errou ao sugerir racismo reverso no Mais Você desta terça (2)
Ana Maria Braga começou o Mais Você desta terça-feira (2) pedindo desculpas ao público após apontar racismo reverso por parte de Lumena Aleluia no BBB21. A apresentadora disse que recebeu mensagens do público a corrigindo e dizendo que as atitudes da psicóloga com Carla Diaz dentro do reality show não configuram racismo. "Errei", disse.
A veterana começou o discurso explicando o motivo pelo qual gostaria de justificar o seu erro. "Eu gosto muito de assumir os meus erros. Depois do programa de ontem, eu vi muitas mensagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado, que eu não sabia", iniciou.
"Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre branquitude referindo-se a Carla Diaz. Nesse momento eu usei a expressão 'preconceito reverso', entendido por muitos como 'racismo reverso'. Vieram muitas críticas, e isso me fez buscar informação", completou.
Ana Maria admitiu que não só ela, mas boa parte da população não sabe de fato que essa expressão não existe. "Ativistas e pensadores da atualidade criticam a expressão de preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele, mas sim a um sistema de opressão, e que para haver racismo é preciso haver relações de poder", explicou.
A apresentadora admitiu que errou e concluiu: "Nesse assunto a gente é muito desinformado. Eu aprendi. A gente tem visto no BBB um conflito de ideias, mas isso é reflexo da dificuldade que a sociedade tem de lidar com essas questões. Já descobri uma coisa que não farei mais. Não faz sentido de usar expressão. Me desculpem, eu errei".
Confira o depoimento completo abaixo:
"Eu gosto de assumir meus erros porque acho que a gente vai aprendendo." Sempre, Ana! ❤️ #MaisVocêpic.twitter.com/8iyMPWw8vT
— Globo em 🏠 (@RedeGlobo) March 2, 2021
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.