MAIS VOCÊ
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Ana Maria Braga no encerramento do Mais Você nesta quinta (10); derrapada em centenário de escritora
Ana Maria Braga pisou na bola ao prestar homenagem à escritora Clarice Lispector (1920-1977), cujo centenário comemora-se nesta quinta (10). A apresentadora leu textos falsamente atribuídos à artista no quadro Pensamento do Dia do Mais Você. Uma das mensagens também circula nas redes sociais sob autoria de Carlos Drummond de Andrade e da atriz Bruna Lombardi.
A funcionária da Globo lembrou que a romancista completaria cem anos hoje antes de declamar o primeiro trecho. "Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentiras. Não sei voar com os pés no chão", disse a âncora, que emendou outra frase em seguida. "Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento", arrematou.
A primeira sentença é apontada na internet como um trecho de Perto do Coração Selvagem (1943), que marcou a estreia da escritora na literatura. O Notícias da TV consultou uma edição impressa pela editora Rocco e não encontrou qualquer correspondência.
O aforismo ainda é repercutido como parte do poema Alta Tensão, que Lombardi publicou em O Perigo do Dragão (1984). A poesia, conhecida pelo verso "eu gosto dos venenos mais lentos", termina antes de qualquer menção a "não sei amar pela metade" --há alguns anos, aliás, as estrofes circularam na web com o nome de Lispector.
Confira a homenagem de Ana Maria a Clarice Lispector:
Hoje, Clarice Lispector completaria 100 anos! 🙏 Por isso, a #MensagemDoDia homenageia essa grande escritora 👏 #MaisVocêpic.twitter.com/Qi8x3Ek8Qs
— Mais Você (@MaisVoce) December 10, 2020
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.