Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GANHOU ATUALIZAÇÃO

TV com Android sugere conteúdos e pode ser comandada por aplicativo de celular

FOTOS: REPRODUÇÃO

Tela da plataforma Android TV, agora com fotos e sugestões de conteúdo

Fácil de navegar, a nova versão traz destaques com foto e lista de apps favoritos

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 9/12/2021 - 6h15

O Google atualizou o sistema Android para smart TVs em vários países do mundo, inclusive o Brasil. Fácil de navegar e mais parecida com a plataforma Google TV, recém-lançada por aqui nas TVs da TCL, a nova versão acrescentou sugestões de conteúdo, que podem ser personalizadas de acordo com os gostos do telespectador. E com a atualização do aplicativo Google Home, dá até para comandar a TV pelo celular, que se transforma em controle remoto.

Assim que a TV recebe a atualização, automática nos modelos da TCL, aparece no menu uma mensagem de novos recursos disponíveis, explicando as mudanças. Para que as sugestões mostradas na tela sejam parecidas com os conteúdos que você gosta de assistir, o primeiro passo é selecionar os serviços de streaming que você utiliza. Curiosamente, a Netflix não faz parte da lista, que traz Amazon, Disney+, Apple TV+ e HBO Max como opções.

Divididas por serviço, as sugestões aparecem no menu Descobertas e o usuário ainda pode entrar em Melhorar as Recomendações. O processo é bem simples: vão aparecendo vários títulos na tela, e o telespectador informa para o Google se tem ou não interesse em ver outros conteúdos semelhantes, tornando a ferramenta mais eficiente.

Sugestões seguem perfil do usuário

Na lista de novidades, também estão um carrossel com destaques escolhidos pelo próprio Google para todos os usuários, como fazem os serviços de streaming, e uma lista de acesso rápido para os apps favoritos.

Por enquanto, a atualização está disponível nas TVs TCL e dispositivos para smart TV com sistema Android, como Intelbras Izy Play e os modelos Mi TV Stick e Mi Box S, da Xiaomi. Não chegou ainda às Android TVs da Philco e da Philips. Segundo o Google, a velocidade para disponibilizar os novos recursos depende de cada fabricante.

Novo app: função de mouse na tela grande

Celular substitui controle remoto

Lançada em novembro, a mais recente atualização do aplicativo Google Home permite comandar televisores com sistema Android ou Google TV pelo celular, dispensando o uso do controle remoto. Assim que o smartphone encontra o televisor na rede sem fio --que precisa ser a mesma para os dois aparelhos-- o usuário pode parear os dois produtos e aproveitar as funções disponíveis.

Além de ajustar o volume, dá para recorrer aos comandos de voz via Google Assistente e utilizar a tela do celular como mouse para navegar com facilidade pela plataforma de smart TV.

TUDO SOBRE

Google

Smart TV


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.