Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOÃO PEDRO ZAPPA

Nélio de Nos Tempos do Imperador, ator precisou ser garçom para sair do vermelho

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ator João Pedro Zappa olha para o lado com cara de sério em cena de Nos Tempos do Imperador

João Pedro Zappa vive Nélio, rapaz que se apaixona perdidamente por Dolores (Daphne Bozaski)

GUILHERME MACHADO

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 9/12/2021 - 6h40

Em Nos Tempos do Imperador, João Pedro Zappa tem seu primeiro grande personagem em novelas na pele de Nélio, um assessor carinhoso que se apaixona por Dolores (Daphne Bozaski) e forma com ela um dos casais mais queridos da trama. Até então, o ator tinha uma trajetória mais voltada ao cinema, com seu maior sucesso personificado no longa Gabriel e a Montanha (2017). Apesar do sucesso na trama das seis, ele já precisou enfrentar alguns percalços: logo depois do filme, ficou sem emprego e foi trabalhar como garçom.

"No nosso ofício de ator, estamos sujeitos a pegar pedreira pela frente", ressalta ele em entrevista ao Notícias da TV. Na época, Zappa havia sido escalado para o elenco da novela Jogo da Memória, de Lícia Manzo. Com o engavetamento da produção, ele precisou procurar outras maneiras de ganhar dinheiro.

Cheguei a pegar um filme no final do ano, deu para pagar as contas de dezembro, mas janeiro já virei no vermelho. Comecei a trabalhar para a minha irmã de garçom, trabalhei até para o Miguel Ribas [chef de cozinha]. Eu servi em jantares para ele, servi em um serviço de restaurante tailandês. Eu era um bom garçom, fiquei quatro meses.

O intérprete, inclusive, tinha planos de viajar à Europa para trabalhar como garçom em Portugal. Acontece que, nesse meio tempo, Gabriel e a Montanha entrou na lista de filmes que seriam exibidos no festival de Cannes. Por isso, Zappa viajou para a França e até montou um esquema no qual emendaria o evento com sua ida a Portugal. 

"Eu estava lá no sul da França. Aí me toca o telefone", lembra. Era um convite para que o ator integrasse o elenco da supersérie Os Dias Eram Assim (2017). "A partir dali, não parei mais de trabalhar. Tudo se acertou. Acho que a própria vida se encarregou de dar esses cuidados", afirma.

reprodução/tv globo

Daphne Bozaski e João Pedro Zappa

Dolores e Nélio em Nos Tempos do Imperador

Parceria de sucesso

Sua atuação em Gabriel e a Montanha, inclusive, foi o que rendeu o atual papel de Zappa na televisão, uma vez que uma das autoras de Nos Tempos do Imperador, Thereza Falcão, assistiu ao filme e ficou impressionada com o desempenho do rapaz.

"Gabriel e a Montanha foi muito importante para mim. Foi o trabalho que fez com que a minha estreia em novelas fosse tão alto nível", ressalta o ator. Ao mesmo tempo, ele confessa que levou um pequeno susto quando começou a gravar a novela, por causa do ritmo tão diferente ao que estava acostumado.

No Gabriel e a Montanha a gente filmava uma, duas cenas por dia. Era um outro ritmo. Mesmo quando eu fazia séries, como o Reality Z [da Netflix], teve um dia que a gente filmou 67 planos em um dia, mas eram de três cenas. Na novela cheguei a fazer 25 cenas em um dia, o que eu tinha feito mais até então eram oito. De oito para 25 é um susto. Ao mesmo tempo é um super exercício, e eu estava me sentindo maduro o suficiente para encarar essa pedrada. 

Felizmente para o ator, ele contou com uma parceira de cena que o ajudou a navegar bem por esse novo universo: Daphne Bozaski. Juntos, os dois se tornaram grandes destaques do folhetim e caíram no gosto dos espectadores como o casal Nélio e Dolores.

"Quando eu cheguei, não conhecia a Daphne nem ela me conhecia, mas a gente se deu bem logo de cara. Ela voltou para São Paulo, ia voltar só depois. Comecei a gravar. Aí veio a pandemia. Mesmo assim, antes de ela entrar, a gente se falava. Quando a gente começou a trabalhar junto, isso foi se intensificando. A gente foi construindo uma relação de atores e amigos, porque acabamos ficando muito amigos", relata Zappa.

A gente sempre fez com muito afinco, com muito carinho. Tendo a Daphne do lado, tudo ficou mais tranquilo. A gente se falava na véspera: 'Amanhã vai ser puxado'. A gente conversava, passava as cenas pelo telefone, às vezes fazia chamada de vídeo. Sempre fomos muito juntos.

Além da sintonia entre os intérpretes, Zappa também vê a maneira como a história do par romântico foi construída como uma explicação para seu sucesso. "Tem várias questões que eles têm que lidar, etapas que eles precisam percorrer para se aproximarem e ficarem juntos. Isso foi muito vibrante para o público de ver. Ver aos poucos esse relacionamento ganhando asas, força, solidez", opina o ator.

"As pessoas querem ver [o casal], está preenchendo as pessoas amorosamente. Eu sinto isso pelos retornos que nos chegam. É tudo muito bonito, tem pessoas que fazem análises minuciosas sobre a relação dos dois, isso é muito legal. Não tinha vivido isso tão forte, é tudo muito novo para mim. Fico muito feliz por todo esse reconhecimento", complementa.

E agora que entrou no mundo das telenovelas, João Pedro Zappa não pretende parar tão cedo. "Fazer sucesso em uma novela é uma baita validação do nosso trabalho no Brasil. É muito gostoso acompanhar essa resposta do público. Mas o que eu gostaria mais é continuar com as frentes de trabalho diversificadas", conclui.

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#84 - O que aconteceu com Alex em Verdades Secretas 2?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.