Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMO APROVEITAR?

Terra e Paixão é primeira novela com som imersivo; saiba como funciona

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Barbara Reis em cena da novela Terra e Paixão

Barbara Reis em Terra e Paixão, primeira novela a oferecer som imersivo com Dolby Atmos

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 13/5/2023 - 6h20

A novela Terra e Paixão, que estreou na última segunda-feira (8), é a primeira da Globo a oferecer som imersivo através da tecnologia Dolby Atmos. Essa inovação está disponível para moradores de São Paulo na TV aberta e para assinantes do Globoplay em todo o país. Mas, para deixar o áudio das cenas mais envolvente e real, o telespectador precisa conectar uma caixa soundbar ou home theater compatível com o formato. O custo é alto: a partir de R$ 1,9 mil.

Fique atento também ao televisor. Se for um modelo mais antigo, verifique se apresenta uma conexão HDMI ARC, por onde é transmitida a trilha Dolby Atmos que chega até a caixa soundbar.

Existem ainda algumas TVs sofisticadas à venda que costumam trazer mais alto-falantes distribuídos pelo aparelho para reforçar o som imersivo. Dica: mesmo nesses casos, incluir uma soundbar ou um home theater é sempre a melhor opção.

Para entregar a tecnologia de som imersivo, a mixagem de áudio da novela utiliza recursos de inteligência artificial, segundo a Globo. O formato Dolby Atmos trabalha com a dimensão verticalizada do som, que é diferente dos padrões tradicionais. Com isso, o telespectador se sente envolvido em uma espécie de bolha sonora e tem a sensação de que o som chega por todos os lados e até por cima da cabeça.

No padrão Dolby Digital 5.1 canais, disponível em serviços de streaming e transmissões esportivas, por exemplo, não se tem o mesmo realismo. Ficam faltando trilhas que reforcem os sons aéreos em cenas de filmes, novelas ou até na arquibancada de um estádio.

Assim, em uma cena externa de Terra e Paixão, o telespectador preparado para uma experiência Dolby Atmos consegue acompanhar o caminho exato percorrido por uma picape na estrada de terra entre duas fazendas. O ruído do motor da caminhonete invade a sala da direita para a esquerda, ao mesmo tempo em que o som de um helicóptero surge no céu chegando aos ouvidos por cima do ambiente , como se você estivesse no local da filmagem.

Joe Skibinski/indyCar

Som imersivo vai bem na Fórmula Indy 

TV Cultura na frente

Desde o final de 2021, a TV Cultura é a única a oferecer toda a programação com som imersivo. Fica a dúvida se esse é o caminho, já que o padrão Dolby Atmos funciona muito bem em eventos esportivos, como a Fórmula Indy e os jogos da Europa League transmitidos pela emissora, além de desenhos, filmes, documentários e musicais. Por outro lado, não faz a menor diferença em telejornais e programas jornalísticos, como o Roda Viva.

Na Globo, os primeiros testes foram no Rock In Rio 2015. De lá para cá, o som imersivo já deu as caras em outros festivais, como o Lollapalooza; no futebol, em jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Catar; e até nas transmissões do Carnaval 2023, apenas para moradores do Rio e de São Paulo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.