NEM NO GLOBOPLAY
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Desfile da Mangueira em 2022: telespectador poderá aproveitar som imersivo este ano, mas sem 4K
Quem mora no Rio de Janeiro ou em São Paulo poderá acompanhar os desfiles das escolas de samba em Dolby Atmos pela Globo. Mas poucos telespectadores vão notar a diferença, já que para aproveitar o áudio imersivo é preciso ligar a TV a uma caixa soundbar ou home theater compatíveis com essa tecnologia. Destaque nos jogos da Copa do Catar em 2022, a transmissão em 4K ficou de fora até mesmo no Globoplay.
As limitações do atual padrão de TV digital brasileira também atrapalham o avanço do 4K. Isso porque, embora as emissoras já possam experimentar o áudio tridimensional em sua programação, a resolução máxima suportada ainda é a Full-HD, quatro vezes mais baixa. A tão esperada atualização do sistema está prevista apenas para 2024, com a aprovação de novas tecnologias, como o suporte à definição Ultra-HD.
A expectativa era o anúncio da transmissão em 4K no Globoplay, que também foi descartada, assim como a opção de som Dolby Atmos, realizada somente para a TV aberta. Em nota, a Globo afirmou que segue em fase de desenvolvimento e testes para a transmissão de áudio imersivo em programas ao vivo e em produções gravadas no Globoplay, algo que deve estar disponível aos assinantes ao longo de 2023.
A principal diferença do Dolby Atmos para o áudio 5.1 é que, além de envolverem o telespectador por todos os lados, os sons também chegam de cima para baixo e vice-versa, levando mais realismo para filmes, jogos de futebol e até desfiles de Carnaval. É a opção de áudio que mais se aproxima da sensação de estar, de fato, na arquibancada da Sapucaí ou do Anhembi enquanto as escolas se apresentam.
Mas só notará a diferença no som da transmissão quem tiver em casa uma TV e caixa soundbar compatíveis com Dolby Atmos. E prepare o bolso, porque o investimento em uma caixa com essa tecnologia é alto: a partir de R$ 2.000.
Melhor resultado se tem ainda quando o orçamento permite montar um home theater Dolby Atmos. Para isso, você vai precisar de um receiver, equipamento no qual são ligadas as caixas acústicas do sistema que aceite o formato, e duas ou quatro caixas a mais na sala, só para reproduzir essas trilhas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.