Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NEM NO GLOBOPLAY

Áudio 3D sem 4K: Globo aposta mais no som do que na imagem no Carnaval

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Desfile da Mangueira em 2022

Desfile da Mangueira em 2022: telespectador poderá aproveitar som imersivo este ano, mas sem 4K

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 16/2/2023 - 14h41

Quem mora no Rio de Janeiro ou em São Paulo poderá acompanhar os desfiles das escolas de samba em Dolby Atmos pela Globo. Mas poucos telespectadores vão notar a diferença, já que para aproveitar o áudio imersivo é preciso ligar a TV a uma caixa soundbar ou home theater compatíveis com essa tecnologia. Destaque nos jogos da Copa do Catar em 2022, a transmissão em 4K ficou de fora até mesmo no Globoplay.

As limitações do atual padrão de TV digital brasileira também atrapalham o avanço do 4K. Isso porque, embora as emissoras já possam experimentar o áudio tridimensional em sua programação, a resolução máxima suportada ainda é a Full-HD, quatro vezes mais baixa. A tão esperada atualização do sistema está prevista apenas para 2024, com a aprovação de novas tecnologias, como o suporte à definição Ultra-HD.

A expectativa era o anúncio da transmissão em 4K no Globoplay, que também foi descartada, assim como a opção de som Dolby Atmos, realizada somente para a TV aberta. Em nota, a Globo afirmou que segue em fase de desenvolvimento e testes para a transmissão de áudio imersivo em programas ao vivo e em produções gravadas no Globoplay, algo que deve estar disponível aos assinantes ao longo de 2023.

A principal diferença do Dolby Atmos para o áudio 5.1 é que, além de envolverem o telespectador por todos os lados, os sons também chegam de cima para baixo e vice-versa, levando mais realismo para filmes, jogos de futebol e até desfiles de Carnaval. É a opção de áudio que mais se aproxima da sensação de estar, de fato, na arquibancada da Sapucaí ou do Anhembi enquanto as escolas se apresentam.

Mas só notará a diferença no som da transmissão quem tiver em casa uma TV e caixa soundbar compatíveis com Dolby Atmos. E prepare o bolso, porque o investimento em uma caixa com essa tecnologia é alto: a partir de R$ 2.000.

Melhor resultado se tem ainda quando o orçamento permite montar um home theater Dolby Atmos. Para isso, você vai precisar de um receiver, equipamento no qual são ligadas as caixas acústicas do sistema que aceite o formato, e duas ou quatro caixas a mais na sala, só para reproduzir essas trilhas. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.