Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÁUDIO 3D

Globo terá final da Copa com som imersivo; saiba o que é e como aproveitar

REPRODUÇÃO/TWITTER-ARGENTINA

Messi em jogo da Argentina na Copa

Messi em jogo da Argentina; som tridimensional faz telespectador se sentir dentro do estádio

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 16/12/2022 - 6h20

A Globo transmitirá a final da Copa do Catar no domingo (18) com duas tecnologias simultâneas de som imersivo para os telespectadores que sintonizarem o sinal de TV digital nas regiões metropolitanas de Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Para aproveitar a experiência de áudio tridimensional, que aumenta o realismo dos jogos, é preciso ter uma caixa soundbar ou sistema de home theater conectado ao televisor.

Testada durante os jogos da Copa, essa opção de som também está disponível na TV paga, mas, segundo a Globo, apenas para quem tem SporTV 4K. Nos pacotes convencionais com canais em alta definição e no Globoplay, a novidade não foi liberada.

É a primeira vez que a emissora utiliza, ao mesmo tempo, as tecnologias de áudio imersivo Dolby Atmos e MPEG-H na transmissão de um evento para gerar som em 5.1.2 e 5.1.4 canais.

O que muda? Ao áudio 5.1, que já oferece um bom envolvimento sonoro, são acrescentados mais dois e quatro canais, simulando com mais realismo a sensação de que o telespectador está dentro do estádio, recebendo informações sonoras de todos os lados: de frente para trás, de uma lateral para outra, de cima para baixo e vice-versa.

De acordo com a Globo, essa evolução só é possível graças à flexibilidade do padrão brasileiro de TV digital, e já está contida no conjunto de normas da chamada TV 2.5. É um estágio intermediário para a TV digital do futuro, prevista para 2024 (clique aqui para saber mais).

Como ativar o recurso?

Na final entre Argentina e França, sintonize o sinal da Globo na TV digital aberta. Depois, é só selecionar uma das duas opções de áudio imersivo, identificadas pelas tecnologias Dolby Atmos ou MPEG-H. Ao escolher uma delas, os aparelhos compatíveis passarão a reproduzir o áudio tridimensional da partida.

Mas só notará a diferença no som da transmissão quem tiver uma TV e caixa soundbar compatíveis com as novas tecnologias, algo comum apenas nos modelos mais caros. No caso de um home theater, o receiver, equipamento no qual são ligadas as caixas acústicas, precisa aceitar os formatos. E melhor ainda se você tiver mais duas ou quatro caixas instaladas na sala para aproveitar completamente as trilhas Dolby Atmos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.