Ô, RAIOS!
DIVULGAÇÃO
Tomada com aterramento e filtro de linha ajudam a proteger o televisor durante os temporais
No verão, as tempestades com raios tomam conta do Brasil, aumentando as chances de a TV queimar depois de uma variação brusca de tensão na rede elétrica, chamada de surto. Mas o consumidor pode tomar alguns cuidados para evitar esse tipo de dor de cabeça, que costuma exigir a troca da placa da fonte em uma assistência técnica. Isso se o caso não for mais grave e levar à queima das entradas HDMI e da placa principal, encarecendo o conserto.
Para Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), o mais importante é checar se as tomadas da residência são aterradas. Ao olhar para uma tomada de três pinos, o terra é justamente o pino central, que fica acima dos outros dois. Na maioria das instalações, o neutro está à esquerda, e a fase, à direita.
A função do terceiro pino é descarregar a energia extra, que pode ter sido gerada por um surto de tensão no meio de uma tempestade com raios, diretamente para o solo. Quando a casa tem um bom aterramento, você protege sua família de levar choques, além de impedir que a TV e outros eletrônicos queimem após um pico de sobretensão.
Mas o estrago causado pelos raios não chega apenas através da rede elétrica. A antena de TV também pode ser alvo de descargas elétricas, que queimam os televisores da casa. "Para evitar que isso aconteça, o para-raios deve ficar mais alto do que a antena", explica Zuffo.
Ligar o televisor em um filtro de linha de qualidade, com preço a partir de R$ 50, também ajuda na proteção da TV contra surtos elétricos. Comuns no mundo da informática, esses acessórios costumam apresentar várias tomadas em formato de régua, e vêm com fusível ou varistor, que queimam em casos extremos, evitando danos aos equipamentos conectados.
Há também opções mais caras e próprias para equipamentos de áudio e vídeo, como os condicionadores de energia, que custam a partir de R$ 500. São produtos mais sofisticados e que oferecem maior proteção para TVs de tela grande, videogames e sistemas de home theater, incluindo entradas para antena, TV por assinatura e cabo de rede, dependendo do modelo.
Para Alex dos Santos, especialista em áudio e vídeo há 20 anos, a decisão de tirar ou não a TV da tomada durante as tempestades deve levar em conta a instalação elétrica. "Se o televisor estiver ligado diretamente em uma tomada não aterrada e sem filtro de linha, é melhor tirar para não se arrepender depois", diz ele.
Mas é bom ficar atento. De nada adianta tirar a TV da tomada e manter o decoder de TV por assinatura funcionando. Nesse caso, uma descarga elétrica pode queimar esse aparelho e também a TV, ligada a ele via conexão HDMI.
Em caso de viagem, convém desligar todos os equipamentos da tomada, principalmente se você for se ausentar durante pelo menos uma semana. "Além da proteção, que deve ser maior durante o verão, está em jogo a economia de energia, já que você se livra do consumo desnecessário dos aparelhos em stand by."
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.