Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

13 MIL FAMÍLIAS JÁ RECEBERAM

Saiba se você tem direito ao kit parabólica grátis em mais de 500 cidades

DIVULGAÇÃO

Joselito da Silva mostra o kit parabólica grátis instalado em sua casa no DF

Joselito da Silva, do DF, recebe o kit parabólica grátis: imagem melhor com a chegada do 5G

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 28/12/2022 - 6h15

Famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo que moram em 507 cidades brasileiras podem agendar a instalação do kit gratuito. Substituir a parabólica tradicional que você tem em casa por uma miniparabólica com um novo receptor digital de TV é indispensável para continuar a ver os canais abertos sem interferências onde você mora, após a chegada das redes 5G dos celulares.

Além de estar inscrita no Cadastro Único, a família só recebe o kit gratuito se tiver uma antena parabólica tradicional em uso para captar os canais abertos na residência. A entrega e a instalação é realizada pela Siga Antenado (Entidade Administradora da Faixa - EAF), associação criada pelas operadoras Claro, Tim e Vivo, conforme determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O serviço é agendado pelo 0800-729-2404 ou através do site da entidade. Pela página, o interessado também pode confirmar se tem direito ao kit e se já está sendo distribuído na sua cidade.

Entre os locais já atendidos pelo programa, estão as 27 capitais e 26 cidades com mais de 500 mil habitantes. Na lista, aparecem Ananindeua (PA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Feira de Santana (BA), Contagem, Juiz de Fora e Uberlândia (MG), Serra e Vila Velha (ES), Londrina (PR), Joinville (SC), Caxias do Sul (RS) e Aparecida de Goiânia (GO).

Seis ficam no Rio de Janeiro e oito em São Paulo. É o caso de Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo (RJ), Campinas, Guarulhos, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Sorocaba (SP). As outras 454 ficam nas regiões metropolitanas e do entorno das cidades citadas.

De acordo com a entidade, mais de 13 mil pessoas receberam o kit gratuito no Brasil até 22 de dezembro. Embora a região Nordeste concentre o maior número de famílias com direito ao kit, as cidades de São Paulo, Juiz de Fora, Brasília, Porto Velho, Palmas e Rio de Janeiro lideram o ranking de instalações.

Até julho de 2023, a Siga Antenado pretende iniciar os agendamentos nas cidades com mais de 200 mil habitantes e seu entorno. Dividido por fases, o programa prevê a instalação dos kits em todo o país até 2025.

TV sem interferências

A mudança para as miniparabólicas é necessária porque as redes 5G dos celulares utilizam a mesma faixa de 3,5 GHz (também chamada de banda C) que transporta o sinal analógico de TV captado pelas parabólicas tradicionais. Como o novo sinal de internet móvel é mais forte, pode gerar interferências e até a perda total da imagem dos canais, principalmente se você morar perto de onde estão sendo instaladas as antenas das operadoras.

Para que ninguém fique sem TV, as transmissões estão migrando da banda C para a banda Ku. A principal vantagem é a melhor qualidade de imagem, que passa a ser digital, permitindo a recepção de conteúdo em alta definição. Mas só vai perceber a diferença e se livrar das interferências quem tiver um receptor digital e uma miniparabólica que consiga captar esses sinais.

Se você não tem direito ao kit gratuito, mas também depende de uma parabólica convencional para ver TV em casa, a saída é adquirir o receptor digital e a miniparabólica por conta própria. Outra opção é adaptar a antena grande que tem em casa (mais detalhes aqui), com a ajuda de um especialista.

O Notícias da TV pesquisou os preços e encontrou kits a partir de R$ 500. O valor da instalação em São Paulo e região metropolitana gira em torno de R$ 150. Mas será que vale a pena contratar um antenista profissional? A resposta é sim, principalmente se você não quiser ter dor de cabeça em casa.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.