Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SOM 3D E IMAGEM 4K

Para ver TV do futuro, consumidor precisará de conversor ou aparelho novo

FOTOS: REPRODUÇÃO

Casal no sofá ativa recursos de áudio da nova TV digital pelo controle remoto

Na nova TV digital, o telespectador poderá aumentar o som do narrador de maneira independente

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 3/2/2022 - 6h15

Na nova TV digital brasileira, prevista para 2024, os canais abertos serão gerenciados por aplicativos. Além de ver a programação em resolução 4K, o telespectador poderá navegar em conteúdos online oferecidos pelas emissoras e explorar opções de áudio imersivo. Mas, para aproveitar essas novidades, será necessário adquirir um conversor ou trocar de televisor, como em 2007, quando a primeira versão do sistema estreou no Brasil.

"O processo de transição será lento e gradual, como na substituição do sinal analógico pelo digital, que só agora está chegando às cidades menores e deve seguir até o final de 2023", afirma Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre). "A opção inicial será a aquisição de conversores, porque ainda não dá para saber se teremos televisores compatíveis à venda assim que o projeto for aprovado", diz ele.

Chamado de TV 3.0, o projeto que vai definir os rumos da TV digital brasileira passou pelas primeiras avaliações em 2021. A expectativa é definir e testar todas as tecnologias a serem adotadas no novo padrão até 2023, ano em que também serão elaboradas as normas técnicas do sistema, antes de seguir para o Ministério das Comunicações. 

Testes seguem até 2023

A parte de áudio está bem avançada. Com a escolha do padrão MPEG-H Audio, as emissoras poderão oferecer ao telespectador uma experiência mais imersiva, com a sensação de sons 3D chegando de um lado para outro, de frente para trás e de cima para baixo, e personalizada. "Nas transmissões esportivas ao vivo, por exemplo, o sistema permitirá aumentar apenas o volume do narrador ou da torcida, de forma independente", explica Fausto.

As áreas de vídeo e de interatividade ainda carecem de mais testes, antes das definições finais. Mas, já se sabe, por exemplo, que qualquer transmissão de TV digital aberta pelo ar terá, no mínimo, resolução Full-HD, como já acontece nos dias atuais, com tecnologia HDR, que deixa as cores mais vivas e brilhantes. A opção de ver programas em 4K (ou Ultra-HD) também marcará presença, embora detalhes técnicos ainda estejam em estudo.

Já a resolução 8K, que é quatro vezes superior à 4K, deve ficar restrita ao conteúdo online. A razão é simples. Segundo Fausto, as exigências técnicas para este tipo de transmissão na TV digital aberta limitariam a reutilização do mesmo canal por emissoras regionais, com programação e anunciantes próprios. Essa característica tem prioridade na TV 3.0 por movimentar as economias locais.

Mistura de TV aberta com internet

A nova TV digital será baseada em aplicativos, que vão gerenciar a apresentação do conteúdo, integrando a TV aberta com opções de streaming oferecidas pelas emissoras. "A ideia é que o telespectador alterne naturalmente entre os dois mundos", afirma Fausto.

Podem aparecer sugestões para ver capítulos anteriores da novela na internet, enquanto você assiste à trama em tempo real. Ou surgirem recomendações de conteúdos parecidos com o que você está vendo ao vivo para acompanhar na web, inclusive em serviços pagos. Ou até dicas de compras, com acesso direto a sites de vendas com os produtos que aparecem na tela, uma antiga promessa da TV digital.

TUDO SOBRE

Smart TV

TV 4K


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.