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LINHA 2022

Novas TVs da Philips despertam usuário com luzes que simulam nascer do sol

DIVULGAÇÃO

TV com novidades no recurso Ambilight permite despertar com imagem do sol e luzes na parede

TV com novidades no recurso Ambilight permite despertar com imagem do sol e luzes na parede

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 6/10/2022 - 6h25

Com cinco TVs 4K, que vão de 55" a 75", a linha 2022 da Philips traz novidades no recurso Ambilight. Exclusiva da marca, que pertence ao grupo chinês TPV, essa função permite projetar luzes de LED na parede seguindo as cores predominantes na imagem. Nos novos modelos, o telespectador poderá, por exemplo, utilizar o Ambilight como despertador, programando a iluminação extra da tela para acender gradativamente, simulando o nascer do sol.

"Dá para programar o horário e o tempo de despertar, que pode durar dez minutos ou meia hora. No final do ciclo, a TV liga com a imagem do sol e mostra a previsão do tempo", explica Bruno Morari, diretor de marketing e produtos da TPV. E, segundo ele, na hora de dormir, é possível deixar as luzes do Ambilight em tom laranja suave e programar um som relaxante para facilitar a chegada do sono profundo.

As novas TVs também são compatíveis com qualquer lâmpada inteligente da Philips. Integrados em uma mesma rede wi-fi, televisor e luzes podem trabalhar sincronizados, estendendo o efeito luminoso com as mesmas cores projetadas em todo o ambiente.

Dos cinco televisores, dois se destacam por serem os primeiros do fabricante no Brasil com painel miniLED. Programadas para chegar às lojas a partir de novembro, as TVs PML9507, de 65" e 75", vão custar R$ 9.200 e R$ 14 mil, segundo antecipou a Philips com exclusividade ao Notícias da TV.

Nos modelos do tipo miniLED, os LEDs convencionais são substituídos por dezenas de LEDs minúsculos, distribuídos por toda a tela para brilhar os pixels que formam a imagem. Esse processo melhora o brilho, o contraste e os vazamentos de luz. Tendência entre os televisores mais sofisticados, essa tecnologia é explorada pela Samsung, LG e TCL e compete com o OLED o título de melhor imagem da atualidade.

Dois outros recursos chamam atenção nas TVs miniLED da Philips: as luzes da função Ambilight distribuídas pelos quatro lados da tela e a potência de áudio de 70W RMS. As demais características seguem a cartilha de outras TVs premium, incluindo ajustes automáticos de brilho e contraste, que variam de acordo com a atração, os gostos pessoais e a iluminação do ambiente.

A partir de R$ 4,3 mil

Com telas de 55", 65" e 75", as TVs 4K da série 8807, chamada pelo fabricante de The One, completam os lançamentos de 2022 e chegam às lojas em outubro. São modelos com painel de LED convencional e recurso Ambilight disponível em três lados da tela, que custarão de R$ 4.300 a R$ 8.600.

Assim como as TVs da série 9000, aceitam comandos de voz e trazem funções próprias para games, que estão em alta. É o caso da taxa de atualização de 120Hz, para acompanhar as mudanças dos jogos de forma mais fluida e com transições suaves, e as entradas HDMI 2.1, que suportam a resolução 4K e já estão alinhadas com as exigências dos videogames PlayStation 5 e Xbox Series X.

Como as novas TVs, a Philips quer reconquistar seu espaço na categoria premium, depois de anos focada em TVs mais simples. "A presença da marca estava muito tímida nesta categoria em relação aos concorrentes", afirma Bruno Morari. "Faltavam produtos com mais tecnologia para preencher essa lacuna."

TV miniLED: plataforma completa em apps

Android TV em toda a linha

As cinco novas TVs da Philips seguirão o restante da linha ao rodar o sistema Android TV, que é completo em aplicativos e também está presente em modelos da TCL e da Philco. Limitada em serviços de streaming, a plataforma Saphi, da própria Philips, foi abandonada de vez este ano nas TVs de 32" e 43", categoria em que ainda resistia.

Segundo Morari, as primeiras TVs da Philips com sistema Google TV, evolução do Android já disponível em modelos da TCL, só chegarão em 2023. Com alguns recursos que facilitam a busca de conteúdo nos serviços de streaming, a plataforma Google TV, de acordo com ele, não passa de "jogada de marketing" e acaba "bagunçando o mercado". "O consumidor precisa entender que o sistema Android TV não é ultrapassado", comenta.

Sobre a possibilidade de atualizar as TVs Android para Google TV, ele afirma que, hoje, nem o Google tem essa resposta. "Sabemos que é do interesse deles, mas nosso time de engenharia acredita que não será possível."  

OLED e 8K para 2023

A Philips acha que ainda é cedo para lançar TVs com resolução 8K, quatro vezes superior à 4K, no mercado brasileiro. "Não adianta ter o produto na loja se quase não tem conteúdo para ver, por isso, deixamos para 2023", esclarece.

Com destaque em outros países, as TVs OLED da Philips também devem chegar ao Brasil no ano que vem, a partir de março. "Ainda não definimos o tamanho e os detalhes, mas se a economia continuar como está, vamos ter pelo menos um modelo à venda", revela ele. Depois do anúncio da Toshiba, a Philips é o segundo fabricante a anunciar a entrada no segmento de TVs de pixels orgânicos, que emitem a própria luz, para competir com a LG.


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