Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TIRE SUAS DÚVIDAS

Na parede, no móvel ou no teto? Descubra qual a melhor opção para instalar sua TV

EDUARDO BONJOCH/NOTÍCIAS DA TV

Sala com decoração moderna e televisor apoiado sobre o móvel

Na sala, o centro da TV deve ficar na altura dos olhos quando você estiver sentado no sofá

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 22/8/2021 - 6h30

Ter que acomodar uma tela grande em uma sala ou quarto pequeno é cada vez mais comum nos dias atuais. Antes da instalação, o consumidor precisa ficar atento a vários itens, como a distância mínima em relação à tela e a altura ideal para ver programas e séries com conforto. Outro ponto fundamental é definir se o televisor vai ficar no móvel ou preso a um suporte de parede ou de teto.

Para Paulo Sérgio Correia, consultor na área de vídeo, fixar a TV a um suporte, de preferência articulado, que seja escolhido de acordo com as medidas, as polegadas e o peso do televisor, é a melhor opção. "Se você apoia o televisor em um móvel qualquer, que não foi fabricado para uma sala de TV, a tela pode ficar em uma altura pouco indicada para uma boa visualização", diz ele.

Quando você vê TV sentado no sofá, o centro da tela deve permanecer na altura dos seus olhos, evitando desconforto no pescoço. Como exemplo, considere um móvel de 60cm para acomodar uma tela de 55 polegadas. "Quanto maior o televisor, menor será a altura do aparelho em relação ao piso", explica Alex dos Santos, especialista em áudio e vídeo. No quarto, as limitações de espaço pedem a instalação da TV em uma altura maior.

A opção por um suporte traz outras vantagens. Esteticamente, permite instalar a TV na frente de um painel de laca, madeira ou com efeito marmorizado, que estão na moda e deixam a sala mais bonita. Outro problema também é resolvido: a fiação fica toda oculta atrás da peça.

Embora mais caros do que os suportes fixos, os articulados dão maior liberdade à instalação, que pode ser feita pelo consumidor. Em geral, o custo varia de R$ 100 a R$ 280 para um modelo que comporte uma TV de até 55 polegadas. Os mais completos se movimentam para as laterais, para cima e para baixo, e também para perto e longe da parede. Este recurso pode ser útil na hora de ajeitar a TV para proporcionar uma melhor visão da mesa de jantar ou se livrar dos reflexos.

REPRODUÇÃO/ELG

Suporte articulado é a melhor opção 

A escolha requer cuidados. "Em primeiro lugar, descarte os modelos muito baratos, que podem deixar a segurança do televisor em risco", orienta Correia. "Dê preferência aos modelos com quatro pontos de fixação, que distribuem melhor o peso, e verifique de que material foi construída a parede", diz.

Paredes de dry-wall podem ser reforçadas com uma estrutura interna de madeira maciça. Neste caso, outra alternativa é investir em um suporte de teto. Já os parafusos de fixação da TV ao suporte devem respeitar a profundidade prevista no manual do televisor para evitar acidentes ou danos. No manual, você ainda descobre qual o padrão de furação da sua tela, algo importante para que haja um encaixe perfeito na estrutura do suporte.

Distância da tela

A distância média recomendada por especialistas americanos da indústria de TVs entre a tela e o encosto do sofá é de 2m28 para um modelo 4K de 55 polegadas. Mas, segundo Santos, o brasileiro ainda é conservador neste sentido, principalmente o público a partir de 40 anos.

Como o gosto pessoal também precisa ser levado em conta, faça você mesmo o teste em uma loja. Fique em frente à TV de que mais gostou, respeitando a mesma distância entre a tela e o sofá da sua casa, e verifique se a experiência lhe agrada.

TUDO SOBRE

Smart TV

TV 4K


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.